Escrito no período de isolamento social durante a pandemia, as reflexões do escritor e professor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Joaquim Celso Freire, estão presentes no livro Coisas e Não Coisas, com os pensamentos sobre a vida e o momento atual da sociedade traduzidos para os 101 poemas presentes na obra, que será lançada nesta quinta-feira (15/4), às 20h, pela editora Loope, de forma on-line.

Em entrevista ao RDtv, o autor detalha como foi a construção do livro, que aconteceu durante estadia em Araraquara, no interior do Estado. “Saio para caminhar de manhã e é quando mais produzo, sem muitas preocupações do cotidiano. Começo a pensar e daí construo minha escrita, em momentos de tranquilidade. Ali nasce uma ideia, tento registra-la, gravo os temas ou frases e de madrugada coloco no papel”, explica.
Segundo o escritor, os poemas do livro foram separados em sete partes, com tratativas sobre inquietações políticas, relações humanas, natureza e o desgaste desses ambientes. ”A primeira seção assume o nome do livro, em que trato do cotidiano, com poemas sobre viagens, momentos e relacionamentos. Em outro momento trago alguns trava-línguas e com referencia de posições minhas”, explica.
O livro ainda foi introduzido ao formato e-book, devido a modernização no período de pandemia, mas contará com o produto físico. “Esse livro foi construído de forma e-book e impresso, e carrega selo duplo entre a Alpharrabio Edições, com domínio no formato impresso no ABC e a editora Loope que já tem domínio na construção de livro online”, conta.
Professor, desde os 17 anos no interior do estado de Minas Gerais, Joaquim revela que escreve desde jovem e, por isso, carrega com alegria as denominações, já que além da vida acadêmica, tem seu trabalho na literatura, com mais de oito livros publicados e contribuições em obras de outros docentes.
A pandemia foi o momento de aprendizado com a natureza, comentou Joaquim, que acredita no diálogo como solução para os problemas que a sociedade enfrenta. “Vejo essa situação como uma forma de maior aprendizado com a natureza, precisamos cuidar mais de onde estamos, em todos os sentidos. Já as pessoas no campo político precisam dialogar mais, pois a partir de diálogos contrários que é possível aprender. Se começarmos a prestar mais atenção nos outros, o nosso conhecimento é enriquecido”, completa.
O lançamento acontece no canal do YouTube da editora, pelo link: www.youtube.com/watch?v=ttEmAuYA9QU, com participações de cinco convidados e debate sobre a obra.