
As obras do Complexo Viário Cassaquera, realizadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), chegaram a 50% de conclusão, o que permite melhorias significativas no local, como a redução do descarte irregular de resíduos.
Outros benefícios das intervenções têm como objetivo melhorar o escoamento da água para reduzir enchentes, otimizar o sistema de mobilidade urbana e regularizar a coleta e tratamento de esgoto no trecho de 1,7 quilômetro de canalização do córrego.
A pedido do Semasa, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) implantou coletores-tronco e realizou a interligação de ramais e de redes, o que permite a coleta e o tratamento de 100% dos efluentes.
A partir das próximas semanas, a previsão é de que as obras cheguem em uma nova etapa, que é a pavimentação da avenida. O Complexo Viário Cassaquera recebe investimento de US$ 40 milhões, com recursos financiados pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), por meio do Programa Sanear Santo André.
A Sabesp realizará, a partir desta terça-feira (20/4), o remanejamento de uma ventosa que fica no córrego Cassaquera, adequando-a ao novo sistema viário que está sendo construído na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Melo. A ação é uma forma de possibilitar o avanço das obras por parte do Semasa.