
Em parceria com São Caetano, a CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) vai construir a primeira pista de bobsled do Brasil no ABC. O investimento é de R$ 160 mil, pagos pela Confederação, e o espaço é cedido pela Prefeitura, que será Centro de Treinamento de Atletismo, no bairro São José, local em que a seleção já treina, mas de forma adaptada.
Incluso nas Olimpíadas de Inverno, o esporte traz a competição de equipes de duas ou quatro pessoas que em um trenó realizam descidas cronometradas em pista de gelo estreita e com curvas. A pista de treinos será suspensa e composta por estrutura de contêineres, que serão aproveitados para a instalação de uma academia, com descendente, um trecho plano e outro ascendente, com trilhos para os trenós.
Toda a tratativa foi realizada por intermédio do andreense Edson Luques Bindilatti, piloto da equipe nacional, que realizou treinos no espaço na última semana e contatou tanto a Prefeitura quanto a CBDG para a construção da pista na cidade. “Acreditamos que a construção levará um mês e meio a dois meses. A ideia é construir o mais rápido possível para termos tempo hábil de já treinar aqui no Brasil. É uma pista para aprimorar a largada. Nos deixa mais próximos da realidade. A gente chega em condição de igualdade com qualquer time do mundo”, explicou.

Os treinamentos são realizados para as Olimpíadas de Pequim, em 2022, em que a seleção brasileira deve ficar entre os 30 melhores colocados no ranking mundial, com seletivas entre novembro de 2021 e janeiro de 2022. Atualmente, Bindilatti já participou de outras quatro olimpíadas.
Além da instalação da pista, a Confederação será responsável por oferecer aulas de iniciação esportiva para as crianças de São Caetano. As tratativas e planejamento das atividades devem ser concluídas nesta terça-feira pela secretaria de esportes, Renata Trevelin, e o prefeito da cidade, Tite Campanella.