
A Universidade Federal do ABC (UFABV), em parceria com o Parque Tecnológico de Santo André, vai disponibilizar estrutura para as empresas desenvolverem processos industriais com tecnologias de indústria 4.0.
Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a indústria 4.0 engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas (IoT) e computação em nuvem que têm mudado as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.
A iniciativa será divulgada quarta-feira (28/4), às 9h, em um workshop online e gratuito, com apresentação do Smart Testbed UFABC, que vai oferecer para a indústria um ambiente para capacitação, desenvolvimento de testes de conceito e prototipagem. Inscrições para participação no workshop devem ser realizadas no site: clique aqui.
O Smart Testbed UFABC começou a ser desenvolvido em 2019, com o apoio da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), e atua como fábrica inteligente. Na prática, não só Santo André, mas a região pode se fortalecer industrialmente com a iniciativa. “Segundo a Fundação Seade, praticamente 21,3% do PIB de Santo André vem da indústria. Isso é quase o dobro da média brasileira que sofre forte processo de desindustrialização. Estamos certos que Santo André e a nossa região podem aumentar seu protagonismo industrial com a inserção definitiva na era da indústria 4.0″, afirma Evandro Banzato, secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego do município.
A iniciativa também tem como parceiros o Itescs (Instituto de Tecnologia de Santo André), Coalização Digital ABC, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, SAE BRASIL e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC.