
Até esta terça-feira (27/04), o ABC registrou pelo menos 254 denúncias de espaços que teriam descumprido os decretos de fechamento e ocupação durante a pandemia da covid-19. Ao todo, nove estabelecimentos foram interditados por fiscais das prefeituras do ABC, que seguem o plano de flexibilização da quarentena.
As denúncias incluem atividades que costumam promover aglomeração, como o funcionamento de casas noturnas e festas clandestinas. Desde a última sexta-feira (23), quando houve a liberação de restaurantes, salões de beleza, parques, clubes, academias e centros culturais, Diadema contabilizou 168 denúncias por irregularidades ao plano de flexibilização, todas ligadas à aglomerações.
Som alto de veículos, som alto em residência, som alto em igrejas, aglomeração em bar/similar e pancadão foram os motivos das denúncias à Prefeitura, que neste ano, contabilizou o total de 2.902 queixas de munícipes e outros 1.109 descumprimentos ao decreto municipal, sendo: 621 de som alto em residência, 248 som em bar e similares e 258 festas clandestinas.
Por meio da Operação Toque de Recolher, 38 estabelecimentos comerciais foram fechados entre sábado e domingo (24 e 25/04), por desrespeito aos decretos municipais e regras do Plano São Paulo, em São Bernardo. Deste total, cinco estabelecimentos foram lacrados, dois notificados e um autuado pela Vigilância Sanitária.
As equipes de Operação Comércio Responsável, em Santo André, também intensificaram as vistorias e verificaram nove bairros, com 78 estabelecimentos verificados. Destes, um local foi multado pela Vigilância Sanitária e será lacrado ainda nesta semana pelo Departamento de Controle Urbano da Prefeitura. Além disso, foram realizadas 14 orientações a respeito do desrespeito à quarentena.
São Caetano notificou quatro estabelecimentos neste fim de semana por meio do Departamento de Fiscalização da Secretaria do Planejamento (Seplag). Outros dois locais foram lacrados e seis foram notificados, com uma multa. Dentre os estabelecimentos autuados, cinco estavam descumprindo o horário estabelecido pelo Plano SP e seis tinham capacidade de público superior ao limite máximo.
Em Mauá, o número de queixas sobre aglomerações não apresentou alta em relação ao fim de semana anterior à flexibilização, no entanto, quatro queixas foram recebidas referentes a aglomerações. As demais foram por inspeção ativa, ou seja, 101. Foram 19 autuações em diversos pontos do município, incluindo área central e bairros como Vila Assis, Parque das Américas, Oratório, Zaira e Sônia Maria. A aglomeração que mais chamou atenção foi o casamento ocorrido no último domingo (25), em uma chácara próxima a estrada de Sapopemba, que reuniu cerca de 100 pessoas.
Rio Grande da Serra não computou queixas de aglomeração neste final de semana. Já Ribeirão Pires, que também não registrou queixas no período, computou nove notificações e três multas no mês de abril.