
Um dos maiores parques de Santo André, o Parque Central, se tornou alvo de reclamações. Acontece que há um vazamento de esgoto no local, próximo a entrada do parque, na Rua Visconde de Mauá, que incomoda quem visita o espaço.
Uma frequentadora do parque, que não quis se identificar, conta que seu filho encontrou o problema durante uma caminhada.” Meu filho foi fazer exercícios no parque e percebeu o chão cheio de líquido e fedendo muito”, conta a moradora.
A reclamante ainda conta que como o parque estava fechado, não estava tendo nenhum tipo de manutenção no local. “Em um vídeo que meu filho gravou, parece que o vazamento vem de um condomínio que fica ao lado do parque e está escorrendo uma grande quantia de água”, reclama.
Procurada, a Sabesp informa que vem acompanhando junto com os administradores do Parque Central, diariamente, a ocorrência de despejo de esgoto irregular no local, que fica em uma região de crescimento vertical cercada por vários prédios de pequeno, médio e grande porte. “A Companhia destaca que sempre que constatadas irregularidades os responsáveis são notificados. Em relação ao fato citado, na data de hoje (29/04), a Companhia não localizou nenhum vazamento dentro do parque. Foi identificado um vazamento no último dia 16, e o responsável já foi orientado e notificado” diz a autarquia.
A Prefeitura de Santo André esclarece, por meio da Secretaria de Meio Ambiente informa que, foi detectado um vazamento de esgoto dentro do Parque Central no dia 16 de abril. A Sabesp foi, então, prontamente avisada e o problema foi imediatamente sanado pela própria equipe da Sabesp. “A pasta alerta que algumas casas e condomínios tem escape de água no parque, o que costuma provocar a impressão errônea de que trata-se de esgoto. Na verdade são águas fluviais, como água usada para lavar o quintal, ou mesmo água da chuva”, esclarece.