A pandemia não permitiu que os moradores de Ribeirão Pires voltassem às ruas para mais uma Festa de Nossa Senhora do Pilar, mas isso não impedirá que haja alguma celebração, mesmo que virtualmente. Neste sábado (1/5), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo (SEJEL), lançou um vídeo em que os representantes da Escola Municipal de Música e o Projeto Trilhar – Núcleo de Música, Arte e Tecnologia cantam um dos clássicos Wolfgang Amadeus Mozart.

A canção escolhida para a celebração é Ave Verum Corpus, canção composta em 1791, 77 anos depois da construção da Capela do Pilar, um dos principais pontos turísticos da cidade. Segundo o secretário da Sejel, Claurício Bento, em entrevista ao RDtv na última sexta-feira (30/4), o local passou por um processo de limpeza para abrigar a gravação deste especial.
“Fizemos o corte do mato que estava alto, trocamos parte da iluminação, ainda vamos trocar o restante do próximo dia, e conseguimos revitalizar o local que é de suma importância para os moradores”, explicou.
Para que o clássico de Mozart fosse entoado na Capela foram convocados quatro cantores: Raquel Paulin, Marcus Auros, Daniel Umbelino e Marcia Umbelino. Além dos músicos: Danilo Alves (violino), Thais Casemiro (violino), Alline Góis (violoncelo) e o músico convidado Renan Sardelari (viola).
Segundo a Prefeitura, “o clipe é resultado do trabalho realizado nas oficinas gratuitas de Produção Musical da cidade, em parceria com a Escola Municipal de Música de Ribeirão Pires, sob a coordenação dos professores Demétrio Montealegre e Marcos Lozano, e direção de Davi Filho. O Projeto Trilhar é uma ação da Prefeitura de Ribeirão Pires, em parceria com o Estúdio Versax, que estimula a economia criativa no município. Além das oficinas gratuitas de produção musical, pelo projeto são oferecidas aulas de dublagem, suspensas neste momento de pandemia”.
Próximos eventos
A apresentação lírica virtual passará a ser presencial assim que a pandemia acabar. Segundo o secretário, as apresentações serão bimestrais. Além disso, o município projeta parcerias para outros eventos virtuais como o Festival de Cinema e a Festa do Chocolate. A ideia é buscar atrações culturais sem que verba pública seja envolvida.
Confira abaixo a apresentação completa: