
Apenas neste ano, 494 mortes maternas ocorreram devido a covid-19, o número já ultrapassa os 457 óbitos maternos de 2020 pela doença. Os dados são do Observatório Obstétrico Brasileiro COVID-19 (OOBr Covid-19), que tem o objetivo de dar visibilidade aos dados desse público e oferecer ferramentas para análise e fundamentação de políticas para atenção à saúde de gestantes e puérperas.
Outro fator apontado pelo Observatório é de que uma em cada quatro gestantes e puérperas mortas com o coronavírus não tiveram acesso aos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e 34% destas mulheres não foram intubadas.
Entre março de 2020 e 28 de abril, 10.818 casos de síndrome respiratória aguda grave por covid com 951 óbitos (8,4%) foram registrados pelos dados do Ministério da Saúde. Além de 10.416 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 261 mortes, entre gestantes e puérperas, que, na avaliação dos pesquisadores, podem ser também episódios de SARS-Covid-19.
O OOBr Covid-19 foi criado e é mantido por Rossana Pulcineli Vieira Francisco (docente do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP e presidente da SOGESP), Agatha Rodrigues (docente do Departamento de Estatística da UFES) e Lucas Lacerda (estudante de graduação em Estatística na UFES).
https://observatorioobstetrico.shinyapps.io/covid_gesta_puerp_br/