
Moradores do bairro Santa Terezinha, em São Bernardo, se mobilizam para evitar que parte da praça Praça Geraldo Capitâneo se transforme em estacionamento. Isso porque algumas vagas para carro chegaram a ser implantadas no espaço, mas a movimentação dos moradores que cuidam das árvores da praça evitou que a Prefeitura continuasse com a obra.
Segundo os moradores, a implantação de vagas de estacionamento foi uma iniciativa da Paróquia Santa Terezinha, porém a tentativa de tomar todo o espaço da praça incomodou os vizinhos, que ficaram descontentes com a ideia.
De acordo com a confeiteira e moradora do bairro, Joyce Rodrigues, no final de 2019 a Paróquia fez uma solicitação para a Prefeitura de São Bernardo com objetivo de construir um estacionamento na praça. “Foi feito como se nós (moradores) tivéssemos autorizado, mas nem sabíamos disso, só descobrimos quando começaram as obras”, conta. A atitude causou revolta entre os moradores, que pediram à Prefeitura interromper o serviço. “Fizemos um comunicado e eles chegaram a terminar um pedacinho, mas não foi mais dado andamento. Inclusive aquela área faz parte da área verde da cidade”, explica.
Joyce conta que a moradora de longa data, Paula Farias, teve a iniciativa de unir os moradores para a revitalização do local. Unidos, os munícipes iniciaram um processo de resgate da praça. “Começamos o plantio de árvores frutíferas, flores, colocamos placas com mensagens de incentivo e de amor por respeito ao local”, explica a confeiteira.
Desse modo, os moradores vão todos os dias ao local para cuidar da área, com serviços de zeladoria, capinação e plantação. “As pessoas passam em frente à pracinha e nos veem fazendo o serviço. Isso gera uma comoção coletiva e muitos nos ajudam com doações de plantas. Dá até gosto frequentar o local, por saber que é nosso e temos que cuidar”, destaca.
Procurada, a Prefeitura de São Bernardo explica que em 2019 foi realizada a implantação de seis vagas de estacionamento, reforma de equipamentos de ginástica, pintura de corrimão e de pergolado, além de manutenção na iluminação e zeladoria após a solicitação de revitalização.
A administração informa, ainda, que uma equipe foi enviada ao local para averiguar as melhorias apontadas pelos moradores e que a manutenção na praça é feita regularmente. Acrescentou também que, no último dia 27, o departamento de limpeza Urbana realizou a roçada e o corte de grama no local.
A Paróquia optou por não se pronunciar a respeito. (Colaborou Gustavo Lima)