
Moradores e vizinhos da rua Conde Francisco Matarazzo, no centro de São Caetano, têm se incomodado com as pessoas em situação de rua que frequentam a região e que ficam próximas à Igreja Universal. Isso porque, de acordo com os reclamantes, as pessoas fazem uso de álcool e drogas no espaço e deixam o ambiente com mau cheiro ao utilizarem a via como banheiro público.
Segundo um segurança e morador da cidade, que preferiu não ser identificado, há cerca de três meses um grande grupo de pessoas frequentava o local, até que na última segunda-feira (03/05), a GCM (Guarda Civil Municipal) da cidade, promoveu um flagrante de pessoas que realizavam tráfico de drogas no local. “Prenderam algumas pessoas que traficavam e sujavam a rua, mas outras ainda permanecem lá”, conta.
De acordo com mensagem enviada ao munícipe por um guarda, alguns traficantes se misturavam entre as pessoas em situação de rua para a realização do tráfico de drogas. A mensagem menciona, ainda, que durante a fiscalização realizada pela GCM, foram encontradas maconha e cocaína dentro de um colchão, e foi dada voz de prisão pra três homens e uma mulher.
Procurada, a Prefeitura de São Caetano explica que esteve ciente de toda a movimentação de ocupação do espaço e que foi feito um serviço de abordagem social para as pessoas em situação de rua, com o intuito de ofertar serviços como acolhimento, regularização de documentos, higiene pessoal, alimentação, entre outros.
“No entanto, nunca houve adesão por parte dos usuários. Além disso, do ponto de vista da Assistência Social, até que se configurasse a situação criminal dos envolvidos, todos foram assistidos de forma igualitária com garantia de direitos e acesso à rede de serviços socioassistenciais e municipais, assim como às demais pessoas em situação de rua presentes no território”, diz a Prefeitura em nota.
A Prefeitura ainda explica que local constitui parte do trajeto monitorado e visitado pela equipe. Assim, na existência de usuários, será feito procedimento com o atendimento às demandas apresentadas.