
Nesta quarta-feira (12/5), moradores do Parque Marajoara, em Santo André, tiveram de lidar com um forte mau cheiro na região. O odor foi resultado de um adubo utilizado em horta urbana localizada no bairro.
Segundo o morador Genivaldo Pereira, o espaço foi cedido aos moradores pela Enel – concessionária de energia elétrica, e atualmente funciona como uma horta orgânica. Desde então, o comércio nunca gerou incômodo para a vizinhança, até a última quarta-feira, quando um forte odor se espalhou pela região.
“Sou morador do bairro há 13 anos e nunca ocorreu esse mau cheiro igual aconteceu neste dia. Um cheiro insuportável de esterco que ninguém aguentava” explica. Genilvado conta, ainda, que o cheiro chegou a causar ânsia de vômito e dores de cabeça em outros moradores.
Procurado, o Semasa informa que, após recebimento de denúncia, um agente realizou vistoria no local e conversou com o responsável. Foi verificado que o forte odor era decorrente do adubo orgânico de fezes de codorna utilizado na horta. O proprietário explicou que houve um acidente no transporte do esterco e que depois de molhado começou a fermentar, o que exalou o odor.
O Semasa emitiu uma Advertência Ambiental com prazo de 6 horas para solucionar o problema e, após retorno ao local pela manhã desta quinta-feira (13/5), foi constatado que o mau cheiro já não era mais perceptível no entorno.
Caso necessário, os munícipes podem registrar uma reclamação no site do Semasa (clique aqui) para que a equipe de plantão possa vistoriar o local imediatamente. (Colaborou Gustavo Lima)