
Cerca de 10 árvores com mais de 12 metros de altura elevaram as calçadas da rua Raposo Tavares, no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, e tem dificultado a passagem de pedestres da região. Apesar das constantes reclamações, há mais de 1 ano, para a Prefeitura, os moradores dizem que o problema não é resolvido.
Morador há 40 anos no bairro, Paulo Marques diz que quando se mudou, as árvores já estavam plantadas, mas as raízes cresceram e passaram gerar estragos nas calçadas, muros e até no asfalto. “O problema é que as árvores estão enormes e em algumas casas a raiz chegou a levantar o piso do quintal e causou rachaduras. Não dá para andar na calçada, a gente tem que caminhar pela rua, com risco de acidente”, conta.
Além disso, o medo das árvores caírem em dias de chuva e as rajadas de vento em dias mais frios tem preocupado a vizinhança, que chega a tirar os carros da rua e das garagens para evitar prejuízos. “Precisam retirar essas árvores. Elas são muito grandes e nessa época as folhas caem ainda mais, o que entope as calhas e gera ainda mais estrago”, comenta.
Mesmo com reclamação já registrada na Prefeitura, Marques diz que a cidade jogou o problema para a Enel – concessionária de distribuição de energia elétrica -, por conta dos galhos estarem no meio da fiação, mas a empresa já efetuou a poda dos que atrapalhavam os fios. “Agora falta a Prefeitura fazer algo, ainda não resolveram o problema que foi solicitado”, salienta.
Procurada a Prefeitura de São Bernardo informa que realizará nos próximos dias a poda de raiz e galhos de árvores situadas na Rua Raposo Tavares, no bairro Rudge Ramos. Paralelo a isso, a administração municipal estuda a substituição dos exemplares.
