
Em tempos de pandemia, garantir a qualidade das aulas é um desafio, já que o distanciamento social muitas vezes se impõe. Para superar essas barreiras físicas e aproximar alunos e professores, a Fundação Florestan Fernandes, instituição profissionalizante mantida pela Prefeitura de Diadema, tem utilizado diversas ferramentas tecnológicas para assegurar a qualidade do ensino, mesmo a distância.
Uma delas é o aplicativo Florestan Cursos, uma plataforma de aprendizagem virtual que os estudantes podem acessar a partir de computadores, celulares e tablets. Nessa plataforma, os alunos encontram os conteúdos, materiais e atividades de seu curso, assistem a gravações de aulas e a vídeos diversos, além de interagirem com professores.
Outra novidade é a transmissão ao vivo das aulas práticas. Conectados a um aplicativo e por meio dos celulares e tablets, os docentes conseguem obter, numa mesma aula, tomadas de imagens diferentes, de modo a tornar a aula mais dinâmica. Além disso, através do zoom dos equipamentos, podem por exemplo, transmitir a um estudante, detalhes de um prato preparado em uma aula de culinária ou de um motor em uma aula de mecânica básica.
Para evitar deslocamentos dos estudantes, bem como agilizar o atendimento à população em geral, a instituição também inaugurou a Secretaria Virtual: um “chatbot” (atendimento automatizado) que pode ser acessado via WhatsApp. Com essa ferramenta, os alunos podem esclarecer de forma rápida algumas dúvidas a partir de um menu automático no aplicativo.
Durante a pandemia, as aulas na Florestan Fernandes são ministradas sobretudo de forma remota, porém, nos casos que atividades práticas se fizerem estritamente necessárias ao aprendizado, são presenciais, como em cursos de Cabelereiro. A FFF cumpre protocolos de segurança sanitária para que as atividades ocorram em segurança para colaboradores e estudantes.