
Foi utilizando grupos de WhatsApp ou conversando com moradores, que Adriana Rocha, síndica profissional dos condomínios Encontro Imigrantes e A Praça II, em Diadema, conseguiu 660 quilos de alimentos para a campanha “Sua Fome me Incomoda”. A ação organizada pelo município tem o objetivo de ajudar famílias que estão em situação de risco social e que vivem em extrema pobreza na cidade.
A ajuda dos moradores dos prédios citados faz parte da adesão dos condomínios de Diadema à campanha, que já recebeu do setor cerca de 5 toneladas de alimentos. As doações vieram de moradores de 26 edifícios, 40% por iniciativa própria dos condomínios e 60% de prédios filiados à Abrascond (Associação Brasileira de Tecnologia e Assistência para Síndicos e Condomínios).
“O ano passado fizemos uma campanha e pudemos auxiliar 100 famílias. Agora, junto com a Aabrascond, estamos contribuindo com a ação da prefeitura porque tem muita gente passando por dificuldades”, diz a síndica Adriana. Para Kleber Moreira, morador do prédio A Praça II, ajudar nesse momento é exercer compaixão e pensar no próximo. “Eu fiz a minha doação e sei que estou colaborando para que pessoas mais necessitadas possam se alimentar”, declara.
O presidente da associação, Reginaldo Silva, explica que o convite para participar de campanha contra a fome de Diadema veio da vice-prefeita Patty Ferreira e que colaborar com a iniciativa é dar apoio social para quem precisa. “Recebemos de bom grado esse convite e pelo momento atual que estamos vivendo, em tempo de pandemia, quem não se incomoda com a situação do outro perde a oportunidade de ser solidário”, afirma.
Reginaldo ressalta, ainda, que a área condominial é um setor que tem um certo distanciamento da administração público e que esse tipo de parceria abre portas para o diálogo e novas ações conjuntas.
O Secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio, afirma que as doações vindas dos condomínios foram muito importantes e que os víveres recebidos vão alimentar famílias inteiras que passam por situação socioeconômica grave. “Agradecemos a ajuda da Abrascond, dos síndicos e de cada condômino, porque além da solidariedade, os alimentos recebidos vão para pessoas que estão desempregadas e que ainda tiveram suas situações agravadas em razão da pandemia”.
A campanha “Sua Fome me Incomoda”, em dois meses de atividade, conseguiu arrecadar 198 toneladas de comida e já distribuiu 170 toneladas. Ela acontecerá até dia 27 de junho e quem quiser fazer a sua doação ainda dá tempo. Dezenas de postos de arrecadação estão espalhados pela cidade – eles ficam dentro de equipamentos públicos – e funcionam de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Também é aceita contribuição em dinheiro, em conta do Fundo Social de Solidariedade.