
Durante o período de restrições impostas pela pandemia, o Poupatempo tem empenhado esforços para manter o atendimento ao público, seja com serviços digitais ou com funcionamento das unidades, seguindo diretrizes do Plano São Paulo.
No entanto, para que isso seja possível, medidas devem ser respeitadas, entre as quais a diminuição na capacidade e circulação de pessoas no interior dos postos, a oferta de serviços que ainda não estejam disponíveis no portal e aplicativo do programa, priorizando serviços que necessitam ser feitos pessoalmente, como emissão do RG, transferência interestadual e mudança na característica dos veículos, e a necessidade de agendamento de data e horário para ser atendido. Por isso, o Poupatempo solicita aos cidadãos a cancelarem o agendamento sempre que não puderem comparecer no horário marcado.
Excluindo um agendamento
Assim como para realizar um agendamento, o cancelamento do atendimento também é muito simples e rápido pelos canais digitais. Basta o usuário acessar sua conta no portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no app Poupatempo Digital, clicar em ‘Meus Agendamentos’ e, em seguida, na opção ‘Excluir Agendamento’.
Atualmente, cerca de 30% dos que agendam não comparecem às unidades. O diretor da Prodesp, Murilo Macedo, explica a importância da ação. “Com os postos do Poupatempo atendendo uma quantidade reduzida, nosso esforço é para que todo o cidadão que realmente precise passar pelo atendimento presencial tenha acesso ao serviço o quanto antes. Por isso, solicitamos àqueles que eventualmente não possam comparecer na data marcada, que façam o cancelamento e deem a possibilidade de outra pessoa utilizar a vaga disponível”.
Pensando em facilitar cada vez mais a vida da população, o Poupatempo também oferece no portal cartilhas com orientações sobre os serviços mais solicitados, inclusive com o passo a passo para quem deseja agendar ou cancelar um atendimento. Quem preferir, também pode acessar no portal e na página do programa no Youtube (youtube.com/poupatemposp) vídeos tutoriais de como concluir diversos atendimentos pela internet.
Hoje, cerca de 80% dos atendimentos do Poupatempo são online. Entre os mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, além da emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros. Tudo feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.