Anna Muylaert e cartaz do filme ‘Que Horas Ela Volta?’ – (Foto: divulgação/AlineArruda/Casé Assessoria)
O projeto Anatomia de Uma Cena convida cineastas e diretores para falar sobre questões de luz, som, cenário, enquadramento e direção a partir de cenas selecionadas de seus filmes. A convidada de julho é a premiada cineasta Anna Muylaert, diretora dos filmes “Durval Discos”, “Que horas ela volta?” e “Mãe só há uma”. Os três vídeos serão exibidos, semanalmente, sempre às terças-feiras. O primeiro episódio vai ao ar dia 13 de julho, às 18h, no canal do Sesc Santo André.
O projeto convida diretores de filmes brasileiros a “dissecar” algumas cenas, em oficinas virtuais com a apresentação e análise de detalhes técnicos, além de outras peculiaridades. O objetivo é saciar a curisosidade dos cinéfilos e revelar como e porque alguns filmes se tornam verdadeiras obras de arte e grandes sucessos de bilheteria.
As oficinas anteriores contaram com o diretor Daniel Ribeiro, que trouxe curiosidades do seu longa-metragem “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, e Marcelo Gomes, que abordou aspectos técnicos dos filmes “Joaquim”, “Era Uma vez Eu, Verônica” e “Cinema, Aspirinas e Urubus”. Os episódios podem ser conferidos na playlist Cinema e Vídeo no canal do Sesc Santo André no Youtube .
A convidada da vez, Anna Muylaert, é formada em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). No início de sua carreira, realizou diversos curtas-metragens, além de publicar críticas de cinema em jornais e revistas. Trabalhou com a criação e roteiro de programas da TV Cultura, como Castelo Rá-Tim-Bum (1994-1997) e Mundo da Lua (1991-1992). Em 2002, dirigiu seu primeiro longa-metragem, “Durval Discos”, premiado em diversos festivais nacionais. Dirigiu ainda, “É Proibido Fumar”(2009), “Chamada a Cobrar” (2012), “Mãe Só Há Uma” (2016), “Alvorada” (2021). O destaque de sua filmografia é o longa “Que Horas Ela Volta?”(2015,) que recebeu 30 indicações e 20 prêmios ao redor do mundo, o que inclui o Festival de Berlim e o Festival de Sundance de 2015.