
A Prefeitura de Santo André está acertando os últimos detalhes documentais para garantir os R$ 30 milhões oriundos do Governo Federal para a construção do CITE (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo), na avenida dos Estados. Sobre o tema, o secretário municipal de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, relatou ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (14/7) os detalhes sobre os investimentos que buscam trazer empregos e novas ações para o município.
Segundo Banzado, entre sete e 10 dias haverá a entrega de toda a documentação para o Ministério do Desenvolvimento Regional. Com toda a parte burocrática acerta, começará o processo licitatório para a construção da sede em uma área de cerca de 10 mil metros quadrados, em frente ao Carrefour, e que fará parte de todo o processo de revitalização da área.
Para Banzato, a ideia não é apenas sacramentar uma sede física, mas emplacar as ideias que justificam tal investimento. “O que temos falado desde o início sempre foi que o CITE não é apenas uma obra de engenharia, sempre enxergamos que o maior desafio de uma obra deste porte não é a obra em si, e sim o recheio e é nesse recheio que estamos trabalhando arduamente para entender o melhor caminho, onde estão os melhores exemplos do mundo e de que maneira esse espaço será fundamental”, salientou o secretário.
Apesar de não haver uma sede para este Parque Tecnológico, os princípios chamados de “recheio” foram colocados nos últimos meses como o edital do Hub Inovação que visa abrir espaços para coworking, incubadoras, aceleradoras, investidores anjo, crowdfunding, atividades de capacitação e desenvolvimento de competências técnicas/tecnológicas, instituição científica e tecnológica, ambientes promotores da inovação e outras atividades estruturadas de fomentos e/ou plataformas digitais de atividades assemelhadas.
Uma das ideias é trazer as universidades da região para próximo da empresa, colocando o aluno como protagonista de soluções que podem não só serem levadas para a região, mas que possam ser agregadas para outras filiadas.