
A prefeitura de São Bernardo informou que as obras de recuperação da Estrada Marco Polo, no bairro Batistini, seguem o ritmo normal. Esta semana moradores do bairro procuraram o RD para falar que havia dias as máquinas e operários não eram vistos no local. A prefeitura afirma que a obra está dentro do cronograma, sendo que a previsão é para entregá-la em dezembro, mas 25% dela já foi concluído em 45 dias.
O morador Eduardo Silva Santana, disse que há uma semana não vê a movimentação de máquinas no local. “Há mais de uma semana que ninguém mexe em nada e está daquele jeito, uma bagunça danada. Mas os buracos e a sujeira estão lá”, lamenta. O munícipe reclama ainda da dificuldade de trafegar com o veículo. “A gente entende que obra é complicado, mas entrar e sair de casa está bem difícil e quando a gente não vê pessoal trabalhando achamos que parou e vamos ficar com os buracos na rua”.
Em, nota, a secretaria Secretaria de Transportes e Vias Públicas, sustenta que a revitalização da Estrada Marco Polo segue com obras em andamento. “(A obra) está dentro do cronograma previsto, com 25% das intervenções executadas até o momento, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira (19/07). Atualmente, equipes da empreiteira responsável pela obra executam trabalho de troca de sarjeta e bocas de lobo na via. Importante destacar ainda que todos os buracos abertos durante as obras são fechados logo após a conclusão das intervenções. A via é limpa regularmente com apoio de caminhões-pipa”, respondeu a administração sobre a crítica do morador.
Estrada Marco Polo, localizada no bairro Batistini e que serve de conexão para o trecho sul do Rodoanel Mário Covas. Além do novo asfalto, a via receberá melhorias na rede de drenagem, calçadas, guias e sarjetas. as intervenções estão orçadas em R$ 3,6 milhões e a previsão é que a revitalização seja concluída até dezembro deste ano.
O recurso para a obra vem de emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Alex Manente (Cidadania). Ele e o prefeito Orlando Morando (PSDB) visitaram a obra. “Desde a gestão anterior, temos investido na recuperação da malha asfáltica de São Bernardo por meio do programa Asfalto Novo. Recuperamos centenas de ruas e vias importantes como as Estradas dos Alvarengas e da Cama Patente. A Estrada Marco Polo é um eixo fundamental, que permite o acesso ao trecho Sul do Rodoanel. Além de atender o setor logístico, também contemplamos os moradores do bairro Batistini e região”, diz o prefeito.
A recuperação da Estrada Marco Polo foi iniciada no cruzamento com a Estrada Galvão Bueno e contempla 1 km de extensão da via. Neste trecho, além do recapeamento, a via tem sido alargada de 8 para 12 metros, o que deverá impactar diretamente na melhoria do fluxo de veículos. Ainda estão sendo instalados 600 metros de rede de drenagem, 2.000 metros de calçadas, 2.000 metros de guia e sarjeta, além da implantação de 29 bocas de lobo e 13 unidades de poço de visita.
O recurso empenhado também possibilitará a construção de dois muros de arrimo na Estrada Marco Polo, proporcionando mais qualidade de vida à população. “Estou muito satisfeito em poder colaborar com o desenvolvimento de São Bernardo. Por meio deste recurso, estamos viabilizando uma melhoria para a população, que mora no entorno, bem como para o setor logístico”, afirmou Manente.