
Golpistas estão se aproveitando das revisões que o INSS realiza em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens ocorrem por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular. Para evitar que os beneficiários caiam nesses golpes, o INSS esclarece quais são as revisões que estão sendo feitas.
A primeira delas é a revisão do Benefício de Prestação Continuada, o chamado BPC-Loas. Essa revisão foi iniciada em 2018 e tem como objetivo verificar se a pessoa que recebe o BPC tem outras fontes de renda, o que a tornam inelegível para esse tipo de benefício. O INSS faz a convocação dessas pessoas para apresentar defesa por carta ou por publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Já a revisão a do auxílio por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença, tem como objetivo reavaliar a incapacidade para o trabalho do segurado. Pode ser convocado quem recebe o auxílio há mais de seis meses sem passar por perícia médica e que não tem data definida para a cessação do benefício. Nesse caso, a convocação é feita principalmente por carta, mas também pode ser feita pelo banco que paga o benefício, por e-mail ou pelo Diário Oficial da União.
Além dessas revisões, o INSS também está fazendo a atualização cadastral de algumas aposentadorias e pensões. Em geral, as pessoas chamadas estão com alguma inconsistência no cadastro, como a falta de dados importantes – por exemplo, o número do CPF ou o nome da mãe –, seja do beneficiário ou, no caso da pensão por morte, do falecido. Apesar de não ser uma revisão, ou seja, o INSS não está questionando o direito ao benefício que está sendo pago, alguns beneficiários também podem ser convocados para apresentar documentos. Isso é feito por carta ou por publicação no DOU.
É importante destacar que o INSS não pede o envio de dados ou fotos de documentos por telefone. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS (no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares) e pode ser confirmada também pelo telefone 135. Os beneficiários devem utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS, telefone 135 ou agência da Previdência Social (com agendamento).