
As reclamações sobre alta nas contas de energia elétrica tomaram as redes sociais nos últimos meses, o RD encontrou casos de aumento acima de 300% na conta e os consumidores se queixam de que não conseguem discutir com a companhia o valor cobrado, o máximo que conseguem é obter parcelamento. O Estado está sob a bandeira vermelha, uma situação que encarece as contas, mas que não pode implicar em aumentos desse porte. O diretor de mercado da Enel, André Oswaldo dos Santos, diz que o aumento, em geral, fica na casa dos 10% e que altas muito acima da média podem ser levadas para análise.
A moradora do Jardim do Estádio, em Santo André, Iris Guedes de Faria, conta que teve um impacto duplo no aumento das contas, pois recebeu contas com valores fora da média tanto em sua casa como na escola que gerencia e que via na Vila Alzira. “A escola está fechada desde o ano passado, os pais preferiram as aulas online e não estamos recebendo ninguém, só funciona a secretaria e com poucas pessoas. Nossa conta vinha com valores entre R$ 120 e R$ 200, agora veio R$ 870 (diferença de 335%), na minha casa passou de R$ 300 para R$ 700 (alta de 133%)”, relata a andreense.
Iris foi reclamar na agência da Enel e lá foi informada que o leiturista não teve acesso ao medidor. “Não mediram e em vez de cobrar pela média lançam esse absurdo”, reclama. Na agência Iris encontrou outras pessoas reclamando da mesma situação. “Achei estranho todo mundo reclamando do mesmo problema. No fim não resolveram, só me ofereceram o parcelamento”, comentou.

A moradora do bairro São José, em São Caetano, Erika Patrícia Fernandes, disse ter ficado seis meses sem receber as contas de energia e de repente elas chegaram todas de uma só vez. “Veio tudo junto somando mais de R$ 1,2 mil para pagar. Agora já chegou a conta deste mês, antes eu pagava em média R$ 300, agora veio R$ 700, fora o parcelamento que eu fiz porque não me deram outra opção, só o parcelamento. Fiz até queixa na Ouvidoria da Enel, mas não revisaram o valor”, reclama a moradora. “Estou pensando como vou pagar a conta do mês que vem”, diz, preocupada.
A moradora do bairro Campestre, em Santo André, Letícia Frizzo disse que está inconformada com o valor de R$ 200 de sua conta, já que antes pagava cerca de R$ 100. “Em casa somos apenas eu e meu esposo, temos uma geladeira moderna e mais econômica, uma Tv, um rádio e um micro-ondas, nada mais. Também me foi informado que o valor foi porque o leiturista não acessou o relógio, mas aqui sempre tem gente em casa, além disso, o acesso ao relógio é livre, foi feito um corredor para a leitura, então ele tem acesso mesmo que não tenha ninguém em casa”, diz a moradora. “Estamos deixando de comprar comida para pagar a conta de luz”, lamenta.

Para o diretor de Mercado da Enel a bandeira vermelha e o reajuste anual da tarifa fizeram as contas subirem, mas nada que justifique aumentos tão expressivos. “Quando o aumento não condiz com o consumo o cliente tem o direito de pedir a revisão. Na maioria dos casos verificamos que o valor está condizente com o consumo, e que a alta se deve a bandeira vermelha. Na média as contas residenciais tiveram um aumento de 10% por conta da bandeira, portanto esses casos de altas maiores, devem ser avaliados individualmente”, disse Santos.
A não realização de leitura ocorreu no ano passado no pico da pandemia. Durante dois meses, segundo a Enel, os leituristas não fizeram a medição e o lançamento foi feito com base na média de consumo. “Quando o leiturista não tem acesso ao relógio a conta é lançada pela média. Se no terceiro mês ele consegue, a diferença da média e o que foi consumido é cobrada”, explica Santos.
Até o dia 30 de julho quem tem contas acima de 180 dias de atraso pode parcelar o débito em 6 vezes com 40% de desconto. Após esse período o desconto não será mais concedido, mas o parcelamento pode ser feito em até 10 vezes.
A partir de uma conta em atraso a Enel já considera o cliente inadimplente e ele pode ter o nome negativado. “Com uma conta atrasada, o cliente recebe no mês seguinte uma notificação informando que ele tem 15 dias para realizar o pagamento, a partir de então o corte estará autorizado”, explica. Para os clientes enquadrados na tarifa social, o corte está proibido até 30 de setembro. A Enel não informou os números da inadimplência, se aumentaram ou não com a pandemia da covid-19.
Quem discorda dos valores lançados na conta pode procurar a Enel nas suas agências de atendimento que estão funcionando com horários agendados ou ainda nos canais virtuais de atendimento; a Agência Virtual (https://www.enel.com.br/pt-saopaulo), o aplicativo Enel SP, disponível gratuitamente para iOS (https://apple.co/2VpYh8q) e Android (http://bit.ly/2VmOsIj), através do WhatsApp Elena (21-99601-9608); WhatsApp lojas (11 94053-9491) ou o Call Center (0800 72 72 120).
De acordo com André Oswaldo dos Santos, 95% das queixas são resolvidas no primeiro contato seja ele virtual ou presencial. “Se o consumidor tem um problema, que nos procure que vamos resolver, pois a Enel não quer cobranças indevidas. E se a cobrança for devida podemos negociar. Uma prova disso é que realizamos cinco feirões de negociação em um mês, um deles foi em Mauá”, conclui o diretor de mercado da Enel.
Dicas de economia podem ajudar a controlar gasto com energia
Com a falta de chuvas e a bandeira vermelha encarecendo as contas de luz a Enel compartilha 25 dicas para que os consumidores manter o valor da conta de luz:
Chuveiros Elétricos:
- A recomendação é ficar o mínimo possível no banho. Os aparelhos mais comuns têm potência de, aproximadamente, 5.500W. Desta forma, o banho de 15 minutos por dia, por pessoa, para uma família de quatro pessoas, equivale ao consumo de energia de mais de 400 lâmpadas LED de 13W ligadas por uma hora, o que corresponde a cerca de R$ 100 na conta.
- Se utilizarmos o chuveiro elétrico na posição morno ou verão, haverá uma economia de cerca de 30%, ou seja, R$ 30,00. Se possível, programe o banho para as horas mais quentes do dia.
Aquecedores e ar-condicionado:
- No inverno, podem chegar a corresponder a 1/3 do gasto doméstico com eletricidade, conforme a utilização. Evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o apenas quando estiver no ambiente.
- Em relação aos aparelhos de ar-condicionado, evite usá-lo por períodos longos e opte por modelos inverter, que são mais eficientes e econômicos.
Iluminação:
- Aproveite a luz natural e abra janelas e cortinas durante o dia.
- Ao pintar paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade.
- Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia e aquecem menos o ambiente.
TVs e Computadores:
- Não deixe a TV ligada sem que haja alguém assistindo.
- Programe o timer (desligamento automático) antes de dormir, evitando que a TV fique ligada desnecessariamente.
- No caso do computador, desligue o aparelho sempre que ficar mais de 2 horas sem utilização.
- Desligue o monitor a partir de 15 minutos de inatividade.
Stand-by:
- Desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico.
- Não deixe os aparelhos em stand-by, porque seguem consumindo energia.
Máquinas de lavar e secar:
- Utilize a capacidade máxima das máquinas de lavar e secar.
- Nas máquinas de lavar, fique alerta à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue.
- Para as máquinas que têm a função de água aquecida, a empresa recomenda não usar esse recurso.
- Quanto às secadoras, utilize-as apenas quando realmente necessário e com a capacidade máxima.
Geladeiras:
- Não abra a porta da geladeira desnecessariamente para não forçar o motor do eletrodoméstico.
- Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função.
- Nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos.
- No inverno, reduza a potência de resfriamento da geladeira, tendo em vista que a temperatura externa já estará mais fria.
Eficiência Energética dos equipamentos
- Escolha eletrodomésticos de baixo consumo de energia, de preferência com selo A do Procel.
- Procure por aparelhos com selo do Procel (no caso de nacionais), preferencialmente com alta eficiência energética, ou Energy Star (no caso de importados).
Outras dicas:
- Sempre desligue os aparelhos ao sair de um ambiente. Nas pausas para o almoço ou intervalo, faça o mesmo.
- Verifique periodicamente as condições da rede elétrica interna para identificar pontos de fuga de energia, que aumenta o valor da conta de luz, ou fios e cabos desencapados que podem trazer risco à segurança dos moradores.