
O prefeito de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira (Podemos), realizou nesta quinta-feira (29/7) a troca no comando da Secretaria de Educação. Saí a vice-prefeita, Penha Fumagalli (PTB), e entra o ex-vereador de São Bernardo, Admir Ferro (PSDB). Ao RD, Ferro relatou que na próxima semana conversará com o chefe do Executivo e que um dos objetivos é debater a municipalização do Ensino Fundamental I.
“Ainda não fiz um diagnóstico, mas me chamou a atenção que nada foi municipalizado por lá. Uma das prioridades será a municipalização do Ensino Fundamental I. Vamos dialogar com o prefeito neste sentido para definirmos como será este processo”, disse Admir que considera que o convite foi um “sinal de reconhecimento” pelos 12 anos que passou na pasta em São Bernardo. A reportagem tentou contato com o prefeito, porém, até o fechamento os telefonemas não foram atendidos.
Admir Ferro é o primeiro resultado prático da aproximação com o clã Morando (o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e a deputada estadual Carla Morando – ambos do PSDB) e que também conta com o ex-prefeito de Rio Grande e Ribeirão Pires, Kiko Teixeira (PSDB), atual secretário de Administração e Inovação em São Bernardo e um dos principais aliados do chefe do Executivo são-bernardense.
Além disso, é mais um capítulo do racha com o grupo de Carlos Augusto César, o Cafu (PDT). Na semana passada, após denunciar uma ameaça de morte, Claudinho não escondeu a irritação com o presidente da Câmara, Charles Fumagalli (PTB), irmão de Penha e ex-cunhado de Cafu.
Os dois cenários vão causar uma reforma de secretariado nos próximos dias.
(Informações: Leandro Amaral e Carlos Carvalho)