
O problema do lixo, insetos e roedores da rua Mombaça, na Vila Luzita, em Santo André, denunciada pelo RD em 13 de agosto, continua causando transtornos aos moradores que reclamam que a limpeza não atinge todas as vias do bairro de forma a manter limpa a escadaria que serve de acesso à rua. A prefeitura informou que vai intensificar a limpeza das áreas públicas e notificar donos de terrenos onde há lixo acumulado para que tomem providências.
O morador Alexandre da Silva penha, que mora na rua Mombaça há 14 anos, disse que a situação não mudou muito desde que relatou ao RD a situação da rua. “Até agora nada os caras só limpam no Terminal da Vila Luzita. Toda sexta-feira o caminhão passa na frente do terminal para limpar, enquanto nas ruas nada, o descaso é grande”, reclama. De acordo com o munícipe, os moradores do bairro evitam passar pela escadaria da rua Mombaça por causa do mau cheiro, lixo e insetos. Com o local ermo moradores de rua e usuários de drogas tomaram conta do espaço que ficou ainda mais sujo.
Em nota, a prefeitura informa que vai reforçar ainda mais a limpeza no local tanto na parte pública como notificar os donos de terrenos para limpar as propriedades. “A rua Mombaça é varrida pelo Semasa (Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André) uma vez por semana, às segundas-feiras. A autarquia não identificou anormalidades na realização do serviço. O largo da Vila Luzita, inserido na área comercial, é varrido diariamente e com repasse noturno às segundas, quartas e sextas. A limpeza também ocorre aos domingos pela manhã. Por causa da presença de moradores em situação de rua, as condições de higiene e manutenção nesses locais ficam prejudicadas. Além disso, na região do terminal e do largo, a coleta ocorre diariamente. Sobre o problema de descarte irregular de resíduos na escadaria da rua Mombaça, na parte onde é terreno público, o Semasa vai realizar a limpeza até 12 de setembro, com possibilidade de antecipar a programação. Na parte onde o terreno é privado, a responsabilidade é do proprietário, que será notificado pela prefeitura sobre as irregularidades. Assim que receber a notificação, o que deve ocorrer até o início da próxima semana, o morador terá 30 dias para executar a limpeza do local”.