
Para marcar o início das atividades pedagógicas de sua segunda unidade, que terá como foco cursos de formação profissional, a Fundação das Artes de São Caetano reuniu nesta quinta-feira (16/9), alunos, professores e convidados para uma noite com apresentações de música clássica.
No edifício, localizado no bairro Santa Paula, cerca de dois mil alunos terão acesso aos cursos do Programa Novos Caminhos – Pronatec e aos novos projetos educacionais da instituição, que é referência no País em ensino de artes há 53 anos.
Os convidados puderam apreciar a obra “Dança Negra”, composição do brasileiro Camargo Guarnieri, executada pelo aluno de piano clássico da Fundação, Lucas Mameniskis. Em seguida, o “Concerto para 4 pianos, em Lá menor (Bach-Vivaldi)” preencheu de música o saguão da nova unidade.
A orquestra foi formada pelos professores Claudio Tegg, Maria Domitila e Ulisses de Castro, e o convidado Fernando Lucas, aluno formado pela Fundação, nos pianos; Alexandre Brasa e Dorotheia Gruber nos violinos; Geraldo Olivieri na viola; Ana Chamorro no violoncelo e Danilo Zangheri no contrabaixo.
Além do Mediotec, que oferece ensino gratuito de Canto e Teatro aos alunos do Ensino Médio na rede pública, e da Formação Inicial Continuada (FIC), nas áreas de agente cultural, cenografia, dramaturgia, figurino, recreação, práticas de dança, produção cultural e maquiagem, a unidade no Bairro Santa Paula receberá o Programa “Cria”, com lançamento previsto para 2022.
“O projeto é inédito, com acesso 100% gratuito e focado na iniciação artística e no desenvolvimento infantil, com políticas públicas educacionais que integram as multilinguagens da arte”, explicou Ana Paula. Também está em estudo tornar a Fundação uma instituição de ensino superior com cursos de graduação – bacharelado e licenciatura em artes – na nova unidade.
A noite contou ainda com homenagens entregues aos coordenadores dos cursos da Fundação, representando o corpo docente: Vanessa Senatori, dos Cursos Livres e Técnicos de Teatro; Caren Polido, dos Cursos Livres e Técnicos de Dança; Reinaldo Monteiro, do Programa Pronatec; e Sérgio Azevedo; coordenador-adjunto do Programa Pronatec, na modalidade FIC.
“Depois de 53 anos, a Fundação ganha uma nova morada. Hoje, celebramos fisicamente esse momento, depois um grande período de ensino à distância, em que fizemos essa escola viver em nossas casas e corações. Como professores, nos encanta ver o brilho nos olhos dos estudantes pela conquista, descoberta e desafio vencido. Esse espaço é uma nova casa para fazer os olhos dos alunos brilharem”, afirmou Sérgio Azevedo, um dos homenageados.
Segunda unidade
Localizada em um edifício de quatro andares com 3 mil m², a Unidade Santa Paula tem 24 salas multidisciplinares para a realização de atividades artísticas, práticas corporais e manuais. Além disso, um espaço cênico com capacidade para 130 pessoas e um amplo saguão permitirão a realização de masterclasses, palestras, oficinas, recitais, espetáculos e exposições.
Totalmente acessível, o prédio é equipado com elevador, rampa de acesso na entrada, sanitários adaptados em todos os andares e piso tátil para pessoas com deficiência visual.
A localização estratégica do edifício, próxima a escolas e instituições ligadas às artes, contribui para tornar a região um polo cultural, gerar empregos e movimentar a economia.