
O secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos da prefeitura de Diadema, Wagner Feitoza, o Vaguinho, vai receber em audiência pública, que será realizada na segunda-feira (20/09), alunos do 3° ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Diadema. O encontro é fruto de um trabalho sobre meio ambiente iniciado na escola, mas que a Secretaria abraçou como forma de incentivar os alunos a participarem das ações com sugestões e observação dos pontos que podem ser melhorados.
Ao todo 47 alunos, com idade média de 9 anos, participaram do projeto do CED e destes 24 vão participar da audiência que será realizada no Jardim Botânico. O encontro terá uma programação de visitas ao jardim e também ao Borboletário municipal que está completando 16 anos. A atividade também integra a Semana da Primavera, que terá uma série de atividades voltadas à estação das flores e ao meio-ambiente.
O trabalho dos alunos consiste na observação pelas crianças do entorno da escola e do trajeto entre o colégio e suas casas. Como fruto da observação, os alunos prepararam cartas com perguntas e sugestões ao secretário que foram protocoladas como um processo de pedido de informações na secretaria. “Foi um trabalho interdisciplinar que começou com aula de produção de texto, onde os alunos apontavam o que precisava melhorar. A professora Paula Melo, conversou comigo e resolvemos transformar isso num projeto e as cartinhas foram separadas e protocoladas na secretaria. Além de poderem apresentar suas questões e sugestões ao secretário, os alunos também vão receber uma resposta oficial da prefeitura com base no pedido de informação protocolado”, explica a professora especialista em educação ambiental da secretaria, Simone Santos Anjos. “É importante que eles saibam que o poder público responde o cidadão e a gente acredita que pode transformar a cidade com a educação ambiental”, completa.
“É através da educação que podemos conhecer, aprender e transformar. Este projeto entre os alunos do 3°ano do Ensino Fundamental e a Secretária do Meio Ambiente, tem este objetivo, conhecer o que temos em nossa cidade, aprender sobre os desafios e possibilidades e transformar a realidade em que vivemos, comentou a professora Paula. As principais observações dos alunos dizem respeito a coleta seletiva, sendo que 22 alunos, dos 24 que estarão na audiência, questionaram sobre o tema. Em seguida vieram os assuntos; destinação de entulho e poluição sonora.
Dentro de uma semana com programação bem intensa de atividades, que inclui até palestra da bióloga e professora da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Marta Marcondes, e plantio de mudas da árvore Diadema, Vaguinho destacou o encontro com as crianças como muito importante. “Vai ser muito bom receber essa garotada, a educação ambiental começa desde cedo. Eu acredito que a Educação Ambiental e Cidadania são ferramentas essenciais de transformação social. É um prazer recebê-los em audiência pública e eu gostaria que mais escolas viessem discutir seus projetos e que nossas crianças e jovens fossem os portadores de propostas e soluções para construirmos nossas ações”, disse o chefe da pasta ambiental.
Os estudantes serão recebidos em uma tenda, montada no Jardim Botânico, onde vão conversar com o secretário Vaguinho e, em seguida, farão caminhada monitorada pelo parque e também vão conhecer o Borboletário. O passeio termina com um piquenique no jardim.