
A ação rápida e o treinamento dos policiais militares do 10° Batalhão foi o que o pequeno Miguel precisava para sobreviver. Com apenas quatro dias de vida a criança engasgou nesta segunda-feira (20/09) e os pais desesperados conseguiram socorro com a soldado Da Costa e o cabo Iglezia, que passavam pelo Jardim Santo Alberto, em Santo André.
Os policiais passavam pela rua Almada, no Jardim Santo Alberto quando foram chamados por um casal que estava em um veículo com a criança engasgada. Os policiais foram solicitados e logo perceberam a natureza da situação, efetuando a manobra de Heimilich, que eles treinam no quartel justamente para situações como esta. A manobra consiste em virar a criança para baixo e dar pequenos tapinhas nas costas até que desengasgue.
A execução da manobra foi perfeita. Quando os policiais pegaram o bebê ele já estava apresentando cianose, ou seja, estava ficando roxo por conta da dificuldade em respirar, mas logo que os policiais executaram o atendimento ele começou a respirar. Mesmo assim a criança foi levada para o Hospital da Mulher onde permaneceu em observação.