
O ex-prefeito de Ribeirão Pires Kiko Teixeira (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (22/9) o rompimento político com o ex-vice-prefeito Gabriel Roncon (Cidadania). Ao RD o tucano relatou que o principal motivo para o fim da parceria foi a rejeição de suas contas no Legislativo com os votos de dois vereadores próximos de Roncon, Amanda Nabeshima (PTB) e Diogo Manera (PSDB), sendo este último o principal alvo das críticas do tucano.
“Nos causou muita estranheza dois vereadores ligados a ele (Roncon) votarem contra o parecer do Tribunal (de Contas do Estado de São Paulo) que era favorável a aprovação das nossas contas. O vereador Diogo Manera que era assessor dele enquanto Gabriel foi vereador, que foi nosso secretário (de Serviços Urbanos) a pedido dele, que diversas vezes também pediu pela sua manutenção e ele teve esse comportamento contra as contas aprovadas. E a Amanda que foi uma pessoa que ele trouxe para a política, que sabemos que ele exerce uma influência muito grande sobre elea, que é uma pessoa que até então se demonstrava muito correta e que eu não imaginaria que ela pudesse votar contra as contas”, explicou Teixeira. (confira abaixo o áudio completo)
Manera também foi alvo de críticas de Kiko durante o programa “Entre Amigos”, comandado pelo ex-prefeito de Rio Grande da Serra Ramon Velasquez (PT). Na edição da última terça-feira (21/9) o ex-prefeito direcionou ao vereador a frase que escreveu em agosto, logo após a reprovação das contas, sobre gratidão.
“Recentemente eu fiz uma publicação que começava com a frase simples: ‘quem não tem gratidão não tem caráter’ e o Diogo se encaixa exatamente nesta frase. É uma pessoa sem gratidão e consequentemente é uma pessoa sem caráter. Eu me arrependo de poucas coisas no meu mandato em Ribeirão Pires e uma das coisas que me arrependo e peço desculpas para a população foi ter mantido o Diogo como secretário de Serviços Urbanos”, falou.
Sobre Roncon, Kiko aponta que desde os últimos dias de eleição houve um afastamento dos então aliados. Ao final do mandato, o distanciamento se tornou cada vez maior e foi encerrado em definitivo com a votação das contas. O ex-coordenador de campanha, Cezar de Carvalho, confirmou as informações durante o Boletim RDtv.
Outro lado
Ao programa, Roncon confirmou o rompimento e criticou o seu ex-aliado. “Em relação a fala do Kiko me causa muita estranheza, porque um dia antes da eleição estava na carreata pedindo votos e no mesmo dia fiz até uma live falando da nossa história e pedindo votos para ele. Vejo esse rompimento como natural, até porque hoje faço parte de um movimento com pessoas que vivem de fato em Ribeirão Pires e respeitam Ribeirão, como foi divulgado. Contamos com 300 que pessoas que amam Ribeirão”.
“Respeito o Kiko, desejo sorte a ele em São Bernardo e nas outras cidades que ele vir a pleitear algo. Aqui em Ribeirão sigo a disposição da cidade que nasci, cresci e que tenho toda a minha família. Com relação ao mandato do Diogo e da Amanda, respeito a soberania do mandato deles e não exerço influência sobre eles”, completou o ex-vice-prefeito.
(Informações: Leandro Amaral e Carlos Carvalho)