
Já ofereceu suco para o pet? Para agradar, refrescar e oferecer mais nutrientes ao cão, as alunas do curso de Engenharia Química do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Gabriela Bedeschi Henrique, Gabriela Lopes e Gabriela Parizzato Pancieri desenvolveram o refresco em pó para cachorro. Com base em resíduos agroindustriais, como soro de leite de cabra e levedura de cerveja, a bebida visa aumentar a ingestão de água e fornecer nutrientes.
Para as estudantes, o soro de leite de cabra é uma alternativa como fonte de proteína, com maior quantidade em relação ao leite humano. Além disso, pode ser utilizado em pó como uma opção para a produção de um alimento composto por microrganismos potencialmente probióticos. A levedura de cerveja também é rica em proteínas, além de ser considerada prebiótico, pois ajuda a melhorar a digestão.
O projeto foi inspirado em outra pesquisa realizada na faculdade, a de um suplemento alimentar simbiótico (iogurte) para cachorros e gatos, além de um nutracêutico internacional que atua nos níveis de ansiedade e estresse dos cachorros.
O refresco para pets é uma das novidades da 27ª edição da Eureka, que será realizada de 22 a 24 de outubro, das 13h às 21h, no formato on-line, pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano.