
No período pandêmico, a rotina de trabalho intensa gerou desgaste físico e mental nos profissionais de saúde. Preocupada com o bem-estar dos trabalhadores do setor no durante e pós-covid, Mauá desenvolve ações voltadas aos profissionais.
A UBS Vila Magini, que atende em horário expandido e se tornou a que mais vacina na cidade, adotou uma iniciativa pioneira. O projeto-piloto ‘Cuidando de quem Cuida’ propicia tratamento destes trabalhadores por meio da reflexologia e auriculoterapia.
A intenção é levar o projeto a outras unidades e incorporar massoterapia e acupuntura, que também são Práticas Integrativas e Complementares, recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde.
Lucieuda Alves de Lima Pereira, a Yeda, auxiliar de enfermagem, gostou e disse que se sentiu outra pessoa desde a primeira sessão. “É uma demonstração de amor, ganhar a chance de cuidarmos de nós mesmos. A sensação de alívio do peso nas costas foi evidente”, garante.
A atividade quinzenal é realizada às quintas, das 15h às 20h, e as sessões, com hora marcada, têm duração de 20 minutos cada. Ambas as terapias são ministradas por profissionais voluntários e utilizadas para tratar problemas como dores lombares, que causam desconforto e provocam o maior número de queixas. Desde a implantação, em julho, foram realizados cerca de 60 atendimentos.
O ganho para a qualidade de vida também já se reflete fora do ambiente de trabalho. Essa é a opinião da enfermeira Carolina Moura de Barros. “Sempre fui pacienciosa. Desde o ano passado percebi um aumento da minha agitação, e eu sempre relutei em buscar ajuda. Mas esse projeto veio para me ajudar e mostrar que eu devo realmente cuidar da minha saúde física e mental. Foi um primeiro passo”, afirma.
Maria Aparecida Pacheco Rodrigues, auxiliar de enfermagem, tem gostado de fazer auriculoterapia e reflexologia. “Nosso dia a dia é muito desgastante, espero que esse cuidado continue”, comenta.