
Desde segunda-feira (18/10) quem precisa marcar consulta ou exame médico, pelo convênio NotreDame Intermédica, não consegue contato com o sistema de marcação, pela plataforma on-line ou telefone. O problema é que o call center da Atento foi alvo de ataque cibernético e não apenas a empresa de medicina, mas diversas outras companhias usuárias da Atento para atendimento dos clientes tiveram problemas.
Quem liga para marcar consultas e procedimentos somente ouve música de espera por tempo indefinido, sem conseguir contatar atendentes. A aposentada Maria Alves tenta desde segunda-feira agendar consulta com ortopedista e não consegue. A paciente diz que sente dores fortes na coluna, braços e pernas, que os exames apontaram problemas, por isso precisa retornar ao médico para iniciar o tratamento. “Minha filha ficou esses três dias pendurada no telefone por horas e horas e não conseguiu marcar a consulta”, relata. Após o contato da reportagem a Intermédica agendou consulta com a paciente.
A moradora de Diadema, Rosemary Gomes de Andrade Lima, diz que passou pela mesma dificuldade. Conta que está com problema de saúde e precisa passar com um infectologista com urgência. “Hoje (20/10) pela manhã eu fiquei no celular por três horas ouvindo musiquinha e nada de atendimento, até que caiu a ligação e eu desisti. No aplicativo não tem todos os médicos para marcar, essa especialidade, por exemplo, não tem. Fiquei três horas no telefone porque preciso mesmo”, diz.
Em nota, o GNDI (Grupo NotreDame Intermédica) informa que adotou ações para tentar resolver a alta demanda por atendimento. “Esclarecemos que estamos com uma indisponibilidade com o fornecedor que realiza o nosso atendimento telefônico. Tomamos ações de contingência, mas estamos com maior tempo de espera em nossas centrais de atendimento. Para realizar as operações, como agendamento de consultas, segunda via de boleto, consulta de rede e demais serviços, orientamos que os beneficiários acessem a área restrita do nosso portal ou o aplicativo GNDI easy”.
O RD também procurou a Atento para saber se há previsão de normalização da situação, porém até o fechamento desta reportagem a empresa de call center não retornou.