ABC - segunda-feira , 28 de abril de 2025

Câmara dos EUA aprova moção de desacato contra Steve Bannon, ex-assessor de Trump

Por 229 votos a 202, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma moção de desacato contra Steve Bannon, ex-assessor do ex-presidente Donald Trump, por ele ter se negado a cumprir um mandado do Congresso para depor sobre a invasão do Capitólio em 6 de janeiro.

Agora, caberá ao Departamento de Justiça decidir se pede o indiciamento de Bannon. Caso condenado, ele pode cumprir pena que varia de 1 mês a 1 ano de detenção.

Newsletter RD

Steve Bannon, ex-estrategista do governo de Trump (2017-2021), é o centro das atenções pelo papel que pode ter tido na organização do ataque e sua eventual coordenação com Trump e a Casa Branca.

A Câmara dos Representantes aprovou o encaminhamento do caso de Bannon aos promotores federais. “O senhor Bannon está sozinho em seu desafio e não vamos tolerá-lo”, disse o presidente da comissão que investiga a invasão, o democrata representante do Mississípi, Bennie Thompson.

No Brasil, Bannon é próximo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), com quem já se encontrou algumas vezes. Ele também articula uma rede de políticos de extrema direita na Europa. (Com agências internacionais)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes