
Em São Bernardo, haverá votação na sessão plenária da Câmara nesta quarta-feira (3/11) para incluir no calendário oficial da cidade o Dia da Favela, celebrado em 4 de novembro. O objetivo da ação é provocar reflexão e propostas de políticas públicas e ações para potencializar a cultura, empreendedorismo e esporte à população que vive nas favelas.
O projeto foi protocolado dia 22/10 por Alex Camburão, presidente da Cufa (Central Única das Favelas), de Bernardo, que entregou o pedido ao vereador Fran Silva (PSD). “É um pedido muito importante não só para São Bernardo, mas para todo do Brasil, que queremos celebrar se aprovado”, diz Camburão.
A data é em alusão ao retorno dos soldados que lutaram na Guerra de Canudos, e chegaram à cidade do Rio de Janeiro em 4 de novembro de 1897. Estes soldados foram os ocupantes da primeira favela do Brasil, que surgiu a partir da ocupação da localidade hoje conhecida como Morro da Providência, na região central da cidade.
Em São Bernardo, a Cufa atende toda a cidade, tem sede no Jardim Las Palmas e representantes no Capelinha, D.E.R., Calux, Vila São Pedro, Royal Park, Acampamento dos Engenheiros, entre outras áreas de maior vulnerabilidade social do município. A organização desenvolve desde 2020 programa de auxílio humanitário que visa reduzir os impactos gerados pela pandemia da covid-19.