
A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires iniciou dois novos cursos de formação: “Seja Um Jardineiro Profissional” e “Aprenda a Criar, Montar e Vender Bijuteria”, promovidos pelo Senac e Sebrae. As atividades acontecerão presencialmente no CEU (Centro Educacional Unificado) da Quarta Divisão – Nova Sejel (Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo).
Segundo a secretária Rosi Ribeiro de Marco, a parceria entre a Educação e instituições renomadas tem feito a diferença na vida dos moradores. “Estamos ampliando as opções de cursos e levando as atividades para regiões mais afastadas, garantindo o acesso de quem, muitas vezes, deixa de investir na formação por falta de recursos”, avalia.
A docente do curso de bijuteria, Renata Bulhões, apresentou a base das atividades, que terão teoria e prática. “As alunas vão conhecer ferramentas, técnicas e materiais utilizados. Teremos a montagem de algumas peças e também ensinaremos como procurar no mercado as tendências para saber o que fazer, não ficar presa numa receita de bolo”, explica.
Na turma de jardinagem, a moradora do bairro Santa Luzia, Celina André Pereira Mendonça, 66 anos, soube do novo curso por meio da filha, que viu as inscrições pelas redes sociais. “Muito bom terem trazido para cá. Eu amo uma plantinha, a enxada, a natureza. A maioria das verduras, dos legumes, sou eu que planto. Não tem agrotóxico e o que sobra volta para a terra”, explicou. Além de consumir os alimentos que planta, Celina compartilha a colheita de sua horta com a vizinhança.
Os novos cursos de jardinagem e bijuteria integram o Programa de Formação Profissional da Secretaria de Educação Municipal.
Inscrições para jardinagem em Ouro Fino
Nesta segunda-feira (8/11) a Secretaria de Educação realizará as inscrições para o curso gratuito “Seja Um Jardineiro Profissional”, que acontecerá entre 18 de novembro e 1 de dezembro, na E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho, em Ouro Fino Paulista. Moradores com mais de 18 anos interessados na formação, que terá certificação do Senac/Sebrae, deverão se inscrever, das 8h30 às 16h30, pelo telefone 4828-9600.