
No próximo dia 2 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Surf da Pessoa com Deficiência, acontece a sétima edição do Surf Eficiente. Promovido pela ONG (Organização Não Governamental) Adote um Cidadão, de São Bernardo, o evento é voltado para PCDs (Pessoas com Deficiência) e tem sua retomada pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19. O Surf Eficiente é gratuito e será realizado na Praia Grande, localizada no litoral de São Paulo.
Fundada há 22 anos por Antônio Carlos Veiga, a ONG Adote um Cidadão surgiu com o objetivo de auxiliar na qualificação de PCDs para o mercado de trabalho. O fundador explica que, após a criação da Organização, notou-se que este público demandava incentivos em outros aspectos da vida, que iam além do profissional. “As vezes o problema não era a empregabilidade, mas sim, sair de casa e ser um pouco mais feliz. Muitos ficavam em casa e até hoje ficam”, diz. Assim, a ONG passou a desenvolver outras atividades, como saltos de paraquedas e percursos no mar com embarcações à vela.
Entre as ações esportivas realizadas pela Adote um Cidadão, em 2014 foi dado início ao Surf Eficiente, no litoral paulista. A ideia surgiu com o sonho de um dos contemplados pela ONG, que possui deficiência visual e desejava conhecer o mar. O 1º Surf Eficiente contou com 15 PCDs e, neste ano, vai para a sua sétima edição. Anteriormente prevista para 3 de dezembro de 2020, a edição precisou ser adiada por conta da pandemia, e deve contar com mais de 100 participantes apenas na Praia Grande. A expectativa é de que o número cresca com a realização em outras praias. “Teremos em Caraguatatuba e Ubatuba. Hoje também estamos vendo de realizar um evento em Ipanema (RJ) e no Ceará”, adianta.
Veiga ressalta a importância do evento na vida das pessoas com deficiência. “O mais importante é o sorriso dessas pessoas e trazer alegria para elas, além de uma justiça social. As vezes achamos que os PCDs estão muito mais inclusos na sociedade e isso não é uma grande verdade, há muitos que ainda estão presos em suas casas”, destaca. Antônio frisa que a ideia da ONG é consiguir mais escolas de surf para darem gratuitas à este público no dia 2 de dezembro.
Antônio conta ainda que o evento contará com premiação em medalhas. Além disso, uma das pranchas utilizadas para o Surf Eficiente foi doada com exclusividade pelo campeão mundial e primeiro campeão olímpico do surf, Ítalo Ferreira.
A ONG Adote um Cidadão hoje conta com cinco voluntários e está aberta para receber os cidadãos. Interessados em participar das atividades promovidas pela Organização, devem procurá-la para a realização de um cadastro. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no Facebook @adoteumcidadao.
