
Em cerimônia que ocorreu na manhã deste domingo (07/11), na avenida Presidente Kennedy, em São Caetano, o prefeito Tite Campanella (Cidadania) e o reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Leandro Prearo, assinaram o termo de parceria entre o município e a universidade para a gestão do Hospital Veterinário da cidade. O empreendimento está previsto para ser inaugurado em agosto de 2022, na rua Pernambuco, 76, no Centro.
Em discurso na cerimônia, Rana Rached, coordenadora do curso de medicina veterinária da USCS, afirmou que o planejamento do hospital foi rigoroso, com o propósito de atender às necessidades da população e preparar os alunos do curso. “Criar nesses estudantes habilidades e competências que eles precisam para ser médicos veterinários de verdade é a nossa missão”, disse Rached, promete zelar pela excelência dos serviços prestados, enquanto estiver à frente do curso.
Leandro Prearo ressaltou que essa é a maior parceria entre a universidade e o poder público local do país. Tite Campanella enfatizou que a criação de um Hospital Veterinário público é uma luta de muitos anos na cidade e a causa animal deixou de ser um nicho específico. “Virou uma política pública que todos devem defender e a Prefeitura também”, destaca. Campanella cita o ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) e reforça que, antes de seu mandato, outros tentaram montar a estrutura do hospital. “E conseguimos agora, junto à USCS, fazer isso se tornar uma realidade”, completa.
O projeto do Hospital Veterinário já havia sido iniciado, mas teve as obras atrasadas em decorrência da pandemia. A unidade será composta por clínicas de pequenos e grandes animais, incluindo cães, gatos, pets não convencionais, equinos e demais espécies. Contará com quatro salas de atendimento, para pequenos animais e pets não convencionais, baias para animais de grande porte, dois centros cirúrgicos e consultórios para atender animais de pequeno e grande porte. O espaço terá, ainda, capacidade para 24 atendimentos diários para animais de pequeno porte, equipamentos para exames de imagem, radiologia e de diagnóstico clínico-laboratorial.