
Hoje a realidade do enfrentamento à covid-19 é bem diferente do início do ano; a vacina está disponível, mas já está até sobrando. De acordo com as prefeituras, 252.172 moradores do ABC ainda não estão com o esquema vacinal completo porque não retornaram para a dose complementar ou dose de reforço, no caso dos idosos. Boa parte deste número já reúne as condições e já poderia ter completado o esquema vacinal mas não o fez. Como reflexo disso a prefeitura de Ribeirão teve que jogar fora 370 doses da vacina que venceram e vai devolver para o estado outras 3,5 mil doses que vão vencer no dia 15.
Em uma live na última sexta-feira (05/11) ao lado do secretário de Saúde, Audrei da Rocha Silva, o prefeito Clóvis Volpi (PL) falou da perda das doses, da devolução do lote de 3,5 mil para o Estado redistribuir para outras cidades e disse ainda que mais um lote está para vencer. “No dia 25/11 mais 2,9 mil doses vão vencer, essas eu vou guardar mais um pouco. Vamos manter todos os sábados, para não ter desculpa que não tem tempo para se vacinar, o posto do Centro vai estar aberto e na semana os 10 postos de saúde vão estar vacinando. Vou segurar essas vacinas até o dia 18/11”, disse o prefeito.
Segundo Volpi a cidade tem aproximadamente 10 mil pessoas que já deveriam ter voltado ao posto para completar o esquema vacinal e não voltaram. Metade deste número é composto por jovens entre 12 e 17 anos que não tomaram a segunda dose. “Pai, mãe pegue o seu filho e leve para vacinar porque já venceu o dia dele tomar a segunda dose. Os seus filhos não estão indo, temos 5 mil adolescentes que não estão se vacinando. Que falta de responsabilidade. O restante são pessoas de outras idades que não vieram se vacinar porque acham que a covid acabou, mas não acabou”, disse Volpi.
As demais cidades da região informaram que não houve perda, mas é grande a faixa populacional que ainda não está completamente imunizada. O contingente de 252.172 pessoas corresponde a 8,92% de toda a população do ABC, considerando a estimativa populacional para este ano do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número é bem maior do que o número de moradores das cidades de São Caetano e Rio Grande da Serra, que juntas somam 214.700 pessoas.
São Caetano tem mais 13.401 pessoas que ainda não completaram a vacinação, a maioria é composta por adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não estão no prazo da segunda dose ou que não perceberam a antecipação da vacinação para oito semanas. A prefeitura disse que não tem sobrado vacina e que nenhuma dose foi descartada.
Em Diadema são 47.534 faltosos. Segundo a prefeitura neste número já estão incluídos os usuários que foram beneficiados com a antecipação do intervalo de aplicação da segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer. A prefeitura também garantiu que nenhuma dose foi desperdiçada. Ao todo a cidade aplicou 626.445 doses de vacina contra a covid-19, sendo 333.572 primeiras doses, 265.325 segundas doses, 17.309 doses de reforço e 10.239 doses únicas.
Em São Bernardo 69.131 pessoas receberam a primeira dose e não retornaram para receber a segunda, sendo a maior parte delas na faixa etária entre 20 e 24 anos. “No caso dos idosos com idade a partir de 60 anos, 16.317 pessoas foram imunizadas com a segunda dose contra a doença há mais de seis meses e ainda não compareceram para receber a dose de reforço. A prefeitura aplicou, até esta segunda-feira (08/11), 1.296.438 doses de vacina contra o coronavírus, sendo 654.615 primeiras doses, 560.471 segundas doses, 60.315 doses de reforço e 21.037 doses únicas. Não houve sobra de vacina que precisasse ser descartada”, informou a prefeitura em nota.
A Prefeitura de Rio Grande da Serra informou que 8.789 pessoas não completaram seu esquema vacinal. A faixa predominante de pessoas que não tomaram a segunda dose é de 20 a 29 anos. Entre os idosos, cerca de 1.000 pessoas não retornaram para tomar a dose complementar. O município tem atendido demanda livre, sem agendamentos nas UBSs da cidade. A prefeitura informa também que não deixou a vacina vencer.
Em Santo André, onde já foram aplicadas 1.180.343 doses, 100% da população adulta está vacinada com pelo menos uma dose do imunizante e 94% da população adulta tem o esquema vacinal completo. “Na cidade 101% dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos já receberam a primeira dose e 49% dos idosos com mais de 60 anos receberam o reforço da vacina. O absenteísmo gira em torno de 5% a 8%”, informa a prefeitura. De acordo com o boletim diário faltam 5% dos maiores de 18 anos completarem a vacinação, o que corresponde a cerca de 25 mil pessoas, e metade dos idosos (61 mil) ainda não têm a dose de reforço, porque ainda não completaram os 6 meses desde a última dose aplicada ou já têm o período completo, mas ainda não foram completar o esquema vacinal. A prefeitura garantiu que nenhuma vacina venceu e precisou ser descartada.