
Médico infectologista, gestor em Saúde e professor do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) desde 2005, Adilson Joaquim Westheimer Cavalcante será o novo diretor-geral do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, a partir de dezembro. O dirigente foi eleito nesta quinta-feira (11/11) pelo Conselho de Curadores da Fundação do ABC.
Cavalcante teve aprovação maciça do Conselho Curador, com apoio expressivo de 18 votos a favor e somente 1 contrário, em reunião que contou com participação dos membros do Conselho de Administração do Hospital Mário Covas. Atual diretor-técnico do Hospital de Clínicas (HC) de São Bernardo, Adilson deixará a gestão municipal para assumir o equipamento de saúde estadual em 1º de dezembro, no lugar de Desiré Carlos Callegari, que há 10 anos está à frente do HEMC.
Com ampla experiência em gestão em Saúde e mais de 7 anos à frente da direção técnica do Hospital Anchieta, em São Bernardo, Adilson Cavalcante é formado em Medicina há mais de 20 anos pela Universidade do Oeste Paulista. Também traz no currículo especializações em Gestão Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), residência médica em Infectologia, e título de infectologista pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Infectologia.
“Venho de uma gestão municipal muito bem desenvolvida e agora assumo o desafio da gestão estadual, com caráter regional. As demandas são mais abrangentes e necessitamos de trabalho conjunto com todas as cidades do ABC e também de regiões da Capital e Baixada Santista, que acabam por utilizar os serviços do Hospital Mário Covas”, destaca Adilson, ao adiantar que a ideia é manter uma construção nos princípios do SUS e garantir o bom tratamento à população que necessita do serviço público de saúde.
Presidente da Fundação do ABC, Adriana Berringer Stephan ressalta a importância da unidade hospitalar para o Sistema Único de Saúde da região do ABC e lembra do papel de hospital-escola para o Centro Universitário, o que qualifica ainda mais os atendimentos, com quadros profissionais altamente qualificados, professores, mestres e doutores. “O currículo do Adilson demonstra a capacidade do profissional que estará à frente do hospital. É uma unidade de suma importância para a Saúde da região e para a FMABC, com seus programas de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão”, diz.