ABC - sexta-feira , 25 de abril de 2025

Santo André aprova proibição de sacolas plásticas

Projeto de lei, de autoria do vereador José Ricardo (PSB), passará por segundo crivo na Câmara antes de ser encaminhado ao Prefeito (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Santo André aprovou, em primeira discussão, projeto de lei que prevê o fim do uso de sacolas plásticas distribuídas nos supermercados e demais estabelecimentos comerciais, na sessão desta quinta-feira (11). De autoria do vereador José Ricardo (PSB), a propositura teve parecer favorável do Legislativo em maio, mas foi obrigada a atravessar por novo debate, porque a mesa diretora não havia solicitado o parecer das comissões de justiça, finanças e saúde.
 
O projeto prevê o recolhimento e substituição de sacolas plásticas, compostas por polietileno, polipropilenos e similares para entrega de mercadoria aos clientes, mediante compensação. Outro objetivo da matéria é incentivar que estabelecimentos comerciais vendam produtos reciclados e assim evitem agredir o meio-ambiente.
 
Se passar por segundo crivo dos parlamentares e em seguida sancionada pelo prefeito Aidan Ravin (PTB), as microempresas e empresas pequenas (classificação conforme Estatuto Nacional de Microempresa e de Empresa de Pequeno Porte) teriam três e dois anos, respectivamente, para se adequarem à nova legislação, enquanto as demais teriam um ano. O não cumprimento da lei pode resultar em multas aos estabelecimentos comerciais.

 

Newsletter RD

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes