
* Coluna do INSS
Os aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos à mudança das regras para o empréstimo consignado a partir de 2022. Atualmente, a margem liberada para empréstimos é de 40%. Mas em janeiro do ano que vem, os beneficiários voltarão a só poder comprometer até 35% da renda mensal para pagar as parcelas, que são debitadas diretamente dos seus benefícios.
A margem para empréstimo consignado sempre foi de 35%. Entretanto, em 2020, foi feita a ampliação para 40% para tentar diminuir os impactos econômicos gerados pela pandemia da covid-19.
É importante destacar que quem já contratou ou vier a contratar empréstimo consignado até o dia 31 de dezembro deste ano pode contar com o percentual extra, independentemente da data em que terminar o pagamento.
Cuidados
Para evitar golpes ou a contratação de empréstimos indevidos, os aposentados e pensionistas devem tomar alguns cuidados. Um deles é acompanhar mensalmente o extrato do benefício para verificar se nenhum contrato foi feito de forma irregular. Caso não tenha a intenção de contratar o consignado, é possível pedir o bloqueio do benefício para empréstimos. Além disso, os segurados também podem acessar o site https://www.naomeperturbe.com.br para bloquear ligações de empresas oferecendo empréstimos. Se o aposentado tiver um desconto indevido relativo a um empréstimo consignado não contratado, ele deve registrar reclamação no Portal do Consumidor (consumidor.gov.br). Também é possível reclamar no Procon e na Ouvidoria da instituição financeira.