
Na quinta-feira (25/11), Ribeirão Pires promoverá mutirão de testagens rápidas para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O evento será realizado na passagem de nível da estação ferroviária (defronte ao PAT), no centro da cidade, das 13h às 19h, e conta com o apoio do Instituto Cultural Barong.
Uma unidade móvel de saúde irá ofertar as testagens para identificação das sorologias, mediante apenas a apresentação do RG. Além disso, a equipe multidisciplinar do instituto, juntamente com a equipe do Serviço de Atenção Especializada (SAE) Ribeirão Pires, realizará a entrega de informativos, preservativos masculinos e femininos e orientação à população.
Para Nanci Garrido, coordenadora do SAE, é importante que as pessoas tenham acesso aos testes para que saibam seus status sorológicos e, em casos positivos, realizem o tratamento adequado. “Com o diagnóstico de HIV, o portador vai ser vinculado ao tratamento para que não desenvolva AIDS. E no caso da sífilis e hepatites, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de agravos, que muitas vezes são silenciosos”, destaca.