
Os Pavilhões e Estúdios da Antiga Cinematográfica Vera Cruz, geridos pela Prefeitura de São Bernardo, acabam de fechar um acordo de três anos com o Grupo Bandeirantes. Com a assinatura do contrato, o espaço passará a ser palco, a partir de janeiro de 2022, das gravações do programa MasterChef Brasil – um dos maiores realities shows de culinária do mundo –, antes filmado em estúdio próprio na Capital. O acordo prevê ainda a gravação de outras produções da emissora paulista até 2024, incluindo filmes e séries.
Para firmar o contrato, a Prefeitura abriu chamamento público para selecionar a melhor proposta de preço público mensal pelo espaço, por meio de edital publicado no jornal Notícias do Município. O chamamento teve a PRH9 Produções, constituída pela emissora, como vencedora do processo. O acordo vai render cerca de R$ 15,7 milhões aos cofres municipais em três anos, o que corresponde a R$ 437,1 mil por mês.
A parceria foi viabilizada pela mudança no formato de concessão do Vera Cruz, aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Orlando Morando no final de outubro. De acordo com o chefe do Executivo, além de devolver o espaço à sua vocação original, a medida visa ampliar a arrecadação gerada com a utilização do espaço e ao mesmo tempo atender a uma necessidade das empresas de audiovisual, que demandavam maior prazo de uso para suas produções.
POLO AUDIOVISUAL – As gravações do Grupo Bandeirantes se somam a outras grandes produções realizadas em solo bernardense por meio dos Pavilhões e Estúdios da Antiga Cinematográfica Vera Cruz. Também foram gravados na cidade programas como The Wall (TV Globo), Canta Comigo Adulto e Teen (Record), The Four (Record), além de comerciais que estrelaram nomes como o craque Neymar e a supermodelo Gisele Bündchen.