
O projeto Quarteirão da Educação, de Diadema, acaba de se tornar atração em Portugal antes mesmo de sair do papel. Com início das obras previsto para o primeiro semestre de 2022, o empreendimento, doado ao município pela empresa Paranoá, ganhou uma maquete na mostra “Re Existir”, apresentada na galeria de arquitetura NOTE, em Lisboa.
A exposição, cuja curadoria é dos brasileiros Cristiane Muniz e Fernando Viégas, fica aberta ao público até o dia 7 de janeiro e tem como objetivo refletir sobre os atuais modos (e meios) de fazer arquitetura e apontar para a necessidade de repensá-los. A maquete é uma das 15 obras da mostra.
O projeto do Quarteirão foi apresentado oficialmente no dia 24 de setembro na Escola Municipal Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, no Jardim Promissão, onde também será construído o novo equipamento.
As obras devem começar em breve e a entrega total do projeto acontecerá no ano que vem. Já há estudos para a construção de uma segunda unidade no decorrer de 2022. O conglomerado inclui a construção de salas de aula e estruturas para a educação infantil, berçários e creche em tempo integral, ampliação das salas para Ensino Fundamental regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de equipamentos como quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro.