
A Polícia Militar vai inaugurar nesta terça-feira (07/12), às 9hs, a nova sede da 1ª Companhia do 24° Batalhão que fica na avenida Paranapanema, 1500, em Diadema. O novo espaço foi viabilizado através de uma parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) que funciona no mesmo endereço. A companhia ficava na avenida Taboão e em 2020 teve que deixar o endereço porque o proprietário pediu o imóvel e desde então os policiais da 1ª Cia ficaram um ano e meio com uma sede temporária no Centro de Diadema, junto à base do batalhão.
Segundo o comandante da companhia, capitão Anderson Savedra as novas instalações não apenas vão facilitar a logística e o trabalho policial como também já colaboram com bons índices de produtividade policial, já que os militares podem usar parte da estrutura do Sesi para treinamento físico. “É um espaço muito agradável e ajardinado e isso melhora muito a autoestima do policial que já lida diariamente com um trabalho muito estressante; carrega toda a somatização do ambiente de trabalho. O resultado já se vê nos números pois fechamos o mês com todos os índices criminais no verde”, diz o comandante. “O alojamento é muito limpo e bonito e isso agrada”, completa.
Ainda de acordo com Savedra, os índices criminais na área da primeira companhia (em Diadema são três companhias mais a Força Tática) estão em queda também pela característica dos 165 policiais que compõem o efetivo; grande parte deles é moradora da cidade ou das proximidades e isso traz um comprometimento ainda maior pelo resultado. Outra iniciativa é a implantação das vilas seguras conhecidas como Vizinhança Solidária, onde a PM dá um treinamento para os moradores para a identificação de situações suspeitas e também conta com a ajuda de câmeras particulares de monitoramento que já contribuíram para evitar assaltos. “Esse é o segredo investir mais no treinamento, na qualidade de vida do policial, enfim, investir mais na parte humana”, diz.
Com a volta da companhia para o bairro Taboão também a população se sente mais segura. O RD publicou reportagens sobre o temor dos moradores com a saída da companhia daquele bairro entre 2019 e 2020. A nova sede da companhia fica a menos de 300 metros da antiga. “As pessoas se sentem mais à vontade para caminhar, passear com o cachorro, fazer cooper, isso é uma coisa que eu tenho notado, um aumento do número de pessoas nas ruas, caminhando com mais tranquilidade”, comenta o capitão.
A solenidade de descerramento do totem que fica na entrada da nova sede da companhia está marcada para as 9hs. Estarão presentes o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, que será homenageado com uma medalha de reconhecimento por parte da PM; o diretor do Sesi de Diadema, Mário Quaranta; o comandante da PM no ABC, coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos; o comandante do 24° Batalhão, coronel Patrício Júnior; o vereador de Diadema Cabo Ângelo Paulino (PV); o deputado estadual Sargento Neri (SD); e o secretário de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, que vai representar a prefeitura de Diadema.