
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, fez a doação de 50 mil euros (cerca de R$ 297,5 mil) para a ONG Gerando Falcões distribuir mil cestas básicas para famílias das comunidades de Paraisópolis e Heliópolis, na capital paulista, e de comunidades da cidade de Santo André, como parte da campanha “Corona no Paredão, Fome Não”.
Os recursos vieram do Fundo de Solidariedade Solvay, criado em 2020 para angariar doações e apoiar prioritariamente os colaboradores da empresa nas dificuldades causadas pela pandemia da covid 19.
Administrado de forma independente pela King Bauduin Foundation (Fundação Rei Balduíno), da Bélgica – país de origem da Solvay -, o Fundo de Solidariedade, que já arrecadou em torno de 15 milhões de euros em doações e atendeu 1600 famílias de empregados em todas as regiões onde a empresa tem operações.
O Fundo de Solidariedade Solvay também destina recursos para entidades, associações e iniciativas externas à companhia que estão sendo afetadas pela pandemia. Como exemplos, foram destinados recursos de 100 mil euros para apoiar agricultores de guar (uma semente com diferentes aplicações) no Norte da Índia e de outros 100 mil euros para reforma de um hospital na cidade de Denya, na Bulgária, e agora essa doação para o Gerando Falcões, no Brasil.
Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na América Latina, destaca a importância de ajudar as pessoas que continuam a enfrentar dificuldades durante a pandemia. “Vejo com muito orgulho a participação de centenas de nossos empregados em todo o mundo nesse esforço de ajuda ao próximo”, diz.
Ellen Pimentel, gerente de expansão de rede da Gerando Falcões, destaca que a Rhodia contribuiu, de forma essencial, para que mais de 1,5 milhão de pessoas tivessem o direito à segurança alimentar. “Em meio a uma pandemia que vitimou centenas de milhares de pessoas e devastou famílias no país inteiro”, salienta. “É de extrema importância que as empresas se unam ao terceiro setor, sobretudo porque precisamos desse apoio para combater e interromper os ciclos de pobreza no Brasil”, afirma.