
Criado em 2017 pelo casal Juliana de Moraes dos Santos e Julio Casimiro dos Santos, o projeto Ação Social Esperança Viva realiza ações voltadas para as crianças que moram em comunidades e vivem em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, o projeto chega à quinta edição de sua ação de apadrinhamento para as crianças da comunidade Jardim Kennedy, em Mauá. A entrega acontece no sábado (18/12), em festa realizada na Escola Municipal Cora Coralina.
Além do apadrinhamento, realizado todos os anos desde o início do projeto, o Esperança Viva também desenvolve outras ações como Páscoa Solidária, entrega de cobertores para pessoas em situação de rua e a promoção de cafés para a comunidade.
Em 2021, apesar das dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o apadrinhamento de Natal segue em atividade e contemplará 150 crianças, que residem na comunidade do Jardim Kennedy. “Temos 50 crianças no Cerqueira Leite e 50 no Feital que neste ano, infelizmente, não conseguimos apadrinhar. Sabemos que, devido à pandemia e ao desemprego, está bem difícil”, explica a presidente do Esperança Viva, Juliana de Moraes dos Santos.
Ainda sobre os impactos da covid-19, Juliana enfatiza que não foi possível atingir o número de doações previsto, pois muitas das pessoas que os ajudavam perderam seus empregos e sofreram com a redução de salário. “Sentimos o impacto nas ações sociais também”, salienta. “Houve bastante desistência. Nessa última semana já me devolveram crianças [que haviam sido apadrinhadas] por terem sido mandados embora ou por cortes em seus serviços”, relata.
Interessados em participar do apadrinhamento podem contatar os responsáveis através do Facebook da ação (https://www.facebook.com/solidariedadeesperancaviva/), para então receber as informações a respeito das crianças, como foto, tamanho de roupas e calçados. Para as doações, é adotado o padrão de doar roupas, sapatos e um brinquedo. “Caso o padrinho queira acrescentar itens de higiene pessoal ou algo a mais, também é possível”, diz.

Para os padrinhos que não puderem doar as peças diretamente, é possível doar através da chave PIX: 11 951343415. Após o ato, os responsáveis realizam a compra dos produtos para a montagem do kit e enviam as notas com a comprovação do valor gasto, bem como um registro da criança junto à doação.
Junto à entrega dos kits, que acontece neste sábado (18/12), uma festa para as crianças será realizada na quadra da Escola Municipal Cora Coralina, localizada no Jardim Bom Recanto, em Mauá. Para a ocasião, a Ação Social recebe doações através do PIX para garantir que outras crianças também sejam contempladas. “No dia da festa aparecem mais crianças, que não fazem parte do projeto, mas também recebem uma sacolinha de doces ou um brinquedo”, afirma.
A presidente ressalta que há planos para a regularização do projeto, com a criação de um CNPJ e o aluguel de um espaço para funcionar como sede do Esperança Viva. Juliana acredita na mudança através da ação. “A importância é levar o carinho, o amor e o respeito. Mostrar que, apesar de sermos de comunidade, há esperança”, defende.