
Após mais de 2 meses desde o início das operações da Next Mobilidades em ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) no ABC, os atrasos recorrentes de horários têm atrapalhado o dia a dia dos usuários da linha 194, que dizem aguardar pelo transporte mais de 1h nos terminais e pontos de ônibus. Aos domingos e feriados a situação parece ser pior ainda, já que o ônibus das 23h30 não passa e é preciso aguardar o transporte de meia-noite, ou até mesmo 00h30.
De acordo com o morador de Santo André, Paulo Edson Ribeiro, que utiliza a linha para São Caetano diariamente, o problema durante as primeiras semanas foi até compreendido já que houve mudança nos ônibus e motoristas, mas agora o atraso tem gerado incômodo. “Sempre o 194 está fora de horário, ou falta funcionário, de semana conseguiram acertar alguns mas ainda foge do padrão, alguns motoristas falam que estão no horário, outros falam que quebrou ônibus, não dá para entender”, comenta.
Mesmo por aplicativos de transporte, como o Moovit, os horários disponíveis não são seguidos e aos domingos o problema é maior ainda, já que de noite os usuários precisam aguardar por ainda mais tempo. “Falam que não tem ônibus das 11h, mas é um às 23h, outro 23h30 e 00h, cheguei 23h e depois não passou, falaram que não tinha ônibus na garagem, e ele conseguiu segurar com essa conversa até 00h30, e todo domingo é a mesma história”, diz
Antes, Ribeiro diz que os atrasos até ocorriam, mas eram de 5 minutos a 10 minutos, o que não impactava tanto, mas mesmo assim muitas vezes optava por outras rotas até o trabalho, menos econômicas, mas agora os atrasos no trabalho já viraram rotina. “Por algumas vezes eu me atraso, mas isso sou só eu, mais pessoas reclamam direto disso, eu pegava um ônibus até a estação, depois o trem e depois o circular, mas não era do jeito que está, 30 min depois, não dá para confiar”, completa.
Procurada, a EMTU informou que as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU são monitoradas e adaptadas constantemente com base em acompanhamentos diários do setor de fiscalização e planejamento. “Na linha mencionada, essa ação será intensificada nos próximos dias e, caso sejam identificadas irregularidades relacionadas a atrasos, a empresa está sujeita a sanções previstas na legislação”, diz. Quando constatada necessidade, ajustes nas programações e frota são feitos para atender a demanda de passageiros.
As concessionárias devem cumprir com a programação oficial das viagens, que os usuários podem consultar pelo site www.emtu.sp.gov.br ou app da EMTU, disponível para Android e iOS. Sugestões ou reclamações devem ser feitas nos canais de atendimento da EMTU, como fale conosco disponível no site ou mensagem direta nas redes sociais.