
As vendas do varejo no Natal – apuradas entre os dias 19 e 25 de dezembro – cresceram 11,1% em relação a igual período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O e-commerce registrou alta de 38,6% e o varejo físico experimentou expansão de 8,8%.
Segundo o levantamento, os setores com os melhores desempenhos no período foram Turismo e Transporte (73%), Livrarias, Papelarias e Afins (15,9%), Vestuário e Artigos Esportivos (13,3%), Óticas e Joalherias (8,2%) e Cosméticos e Higiene Pessoal (7,9%). A região Sul registrou a maior alta nas vendas, com 9,6% de crescimento, enquanto na região Nordeste o aumento foi de 6%
De acordo com o diretor de Inteligência da Cielo, Pedro Lippi, o faturamento do varejo no Natal teve comportamento superior ao verificado na Black Friday em novembro. “O destaque foi o e-commerce com alta de 38,6%, puxado principalmente pelas vendas do setor de Turismo e Transporte. Sem esse setor, o e-commerce teria um crescimento de 23,2%”, afirma.
O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela empresa, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O conjunto responde por 1,3 milhão de varejistas credenciados à companhia.