
Check-up completo com ecocardiograma, teste ergométrico e coleta de sangue para avaliar, entre outros pontos, a função dos rins, do fígado e da tireoide. Esses são alguns dos exames aos quais 30 atletas do Esporte Clube Santo André serão submetidos nesta terça-feira (04/01), no Hospital e Maternidade Brasil, da Rede D’Or São Luiz, em Santo André.
O objetivo é avaliar as condições de saúde dos jogadores, que iniciam a pré-temporada para o Campeonato Paulista de futebol no dia 07 de janeiro em Guararema (SP). “O check-up é uma ferramenta importante para descartar qualquer problema, principalmente cardiovascular, antes dos treinos efetivos”, afirma Thiago Líbano, coordenador de cardiologia dos hospitais da Rede D’Or São Luiz no ABC. Ele e o colega Roberto Vasques, cardiologista do Hospital Brasil, supervisionarão e avaliarão os exames.
O check-up está programado para começar às 9h e seguirá os protocolos de segurança contra a covid-19, como distanciamento, atendimento rotativo e uso de máscaras e álcool em gel.
O ano de 2022 marca uma década de parceria entre o time do Santo André e o Hospital Brasil, que se tornou patrocinador máster do time em 2013. Desde então, todos os anos, os jogadores passam pelo check-up de pré-temporada no hospital. “Nossa parceria foi se solidificando ao longo dos anos”, conta Sidney Riquetto, presidente do clube. “Podemos usufruir do mais alto e moderno padrão em medicina esportiva”, completa.
A estreia do Santo André no Paulistão está prevista para o dia 26 de janeiro, diante do Botafogo, de Ribeirão Preto. Na segunda rodada, receberá o Corinthians em casa, com o estádio Bruno José Daniel reformado e o campo de jogo em grama sintética. A equipe está no grupo D do torneio, ao lado de Santos, Bragantino e Ponte Preta. No ano passado, terminou o campeonato em 12o lugar com 13 pontos conquistados.