
Em Rio Grande da Serra, a falta de itens para retirada no serviço público tem complicado a vida dos munícipes. Ao RD, a moradora Therezinha Oliveira relata que desde novembro de 2021 enfrenta dificuldades em conseguir o medicamento Sinvastatina e, há cerca de um ano, fitas para a medição de glicose. Questionada, a prefeitura não se manifestou sobre o caso.
Segundo Therezinha, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Rio Grande da Serra carecem de fitas para a medição de glicose desde janeiro de 2021. A moradora relata que a situação foi normalizada apenas no dia 16 de agosto, no entanto, as unidades voltam a ficar sem estoque ainda no ano passado, no mês de novembro.
Também em novembro, além das fitas, o município deixou de disponibilizar o medicamento sinvastatina, usado para diminuir a produção de colesterol. A moradora explica que ambos são utilizados por sua mãe, e a não disponibilização pelo posto acarreta em prejuízos tanto financeiros como na rotina de utilização. “Com a falta dessa medicação, compro o Sinvastatina que não é muito caro. Ganhei as fitinhas em uma doação e, quando não temos, nós compramos”, diz. De acordo com Oliveira, o alto valor das fitas leva à uma diminuição de seu uso. “Minha mãe mede [a glicose] três vezes ao dia. Estou medindo um dia sim e outro não”, ressalta.
Therezinha conta que esteve mais de uma vez na UBS Raimundo da Mata Vila Conde em tentativas de conseguir os produtos. “Como essa UBS está sem telefone há dois meses, eu e meu irmão estávamos indo lá frequentemente, mas a resposta era a mesma: não chegou nada ainda'”, lamenta.
Procurada, a Prefeitura de Rio Grande da Serra não retornou até o fechamento desta reportagem. Questionadas, as cidades de Diadema, Santo André e São Bernardo afirmaram não ter tido problemas com o estoque dos dois produtos. Em Diadema, o Sinvastatina não é entregue na UBS, pois faz parte dos medicamentos protocolados. O paciente precisa se encaixar no protocolo e a retirada é na Farmácia Central do município.
As demais cidades do ABC não informaram a situação de seus estoques atuais.