Em entrevista ao RDTv desta quinta-feira (13/01) o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), apresentou uma série de obras que pretende entregar neste primeiro semestre. Ao jornalista Leandro Amaral o tucano disse que falta pouco para concluir as obras do Complexo Viário Cassaquera, que deve ser entregue no final de janeiro, e que pretende licitar no primeiro semestre as obras de combate às enchentes na Vila América.
“O Cassaquera vai ser entregue no final de janeiro, até o dia 30. Vai ser uma avenida de 1,8 quilômetro de ida e volta com a canalização do córrego e urbanização. Será um sonho para aquela região do Centreville e Parque Gerassi que não saia do papel havia mais de 20 anos e que a gente tem muita alegria de poder entregar”, anunciou o prefeito.
As obras no Cassaquera já surgiram efeitos nas últimas chuvas com o melhor escoamento da água. “Quando tivemos em dezembro 109 mm em 30 minutos foi só um espelho d´água que escoou rápido. Não é sempre que chove assim, em dez anos isso aconteceu quatro vezes. A gente atuou no Bom Pastor, no Santa Terezinha, Cata Preta, Jardim Irene, e até 2024 esses pontos crónicos da cidade vão estar resolvidos”, disse o prefeito.
Outro local que sofreu bastante com as chuvas entre dezembro e o início deste ano foi a Vila América onde o prefeito pretende fazer a licitação para o piscinão no primeiro semestre e logo iniciar a obra “É preciso um projeto que resolva de vez, não dá para investir R$ 100 milhões sem minimizar de forma significativa o problema daquelas famílias que há tanto tempo sofrem. Na Vila América incluímos mini reservatórios por todo o bairro e que não estavam no projeto inicial. Tem que pensar um pouco a mais adiante”, disse Serra.
O prefeito também listou algumas obras importantes que devem ficar prontas ou ter início este ano. Um ícone da cidade, o Cine Teatro Carlos Gomes é uma das principais intervenções e que inclusive ganhou prêmio. A obra deve ficar pronta em abril. “É até uma obra sentimental para o andreense; o Carlos Gomes correu o risco de ser demolido, se não fosse a sociedade civil se mobilizar ele não existiria mais. A gente foi até premiado com uma menção honrosa pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo porque conseguimos unir a modernidade, que hoje se exige como acessibilidade, e a preservação histórica, então ficou com a cara moderna, mas preservando tudo aquilo que ele tem de patrimônio. Essa receita é muito usada nos prédios históricos da Europa”, comemora Paulo Serra.

A prefeitura ainda espera entregar neste semestre o Parque Guaraciaba. “Antes o local era chamado de tancão da morte agora vai virar o tancão da alegria, do lazer do esporte”, comentou o prefeito. Além desta obra a cidade ainda vai ter a nova unidade de Saúde do Cruzado, a Creche Jardim do Mirante (entregue em fevereiro). A prefeitura quer ainda dar sequência a outra grande obra viária, o Complexo Viário Santa Teresinha. “Essa é a maior obra de infraestrutura viária da cidade desde a Perimetral; vai ser um mini-cebolão que vai passar a Avenida do Estado por cima do viaduto Castelo Branco acabar com o semáforo na Martins Fontes e vai ser a ligação definitiva do primeiro com o segundo subdistrito”, disse Serra que ainda citou o início das obras do Hospital Veterinário e da reforma do Teatro Conchita de Moraes.
Vacina
Santo André como todas as cidades do país vive a expectativa da distribuição das vacinas para da Pfizer indicadas para crianças de 5 a 11 anos de idade. As vacinas chegaram à São Paulo nesta quinta-feira (13/01) e aguardam a liberação para serem entregues aos estados e municípios. Algumas cidades até já anunciaram o início da imunização na segunda-feira (17/01) quando se espera que entregas já tenham sido feitas. “Assim que chegar a gente começa a vacinar, mas pela quantidade, que é muito pequena, deve ter vacinas para uma faixa etária. Estamos com os postos nos shoppings, nas unidades de saúde e nos drives-thru. Vamos abrir agendamento para essa vacinação também como fizemos nos demais públicos”, disse Paulo Serra.
Cidade terá 40 ambulatórios para atender quem tiver sintomas de gripe
Além da estratégia de deixar em cada região da cidade uma unidade de saúde como referência para casos de gripe e de sintomas de covid-19 a prefeitura de Santo André anunciou também que à partir do próximo dia 24 de janeiro vão começar a funcionar na cidade dois postos avançados para atendimento do público sintomático. Um vai funcionar no Ginásio Poliesportivo da Associação dos Servidores do Semasa, na Vila Luzita e outro na UFABC (Universidade Federal do ABC). Juntos, os dois locais terão 40 ambulatórios com capacidade 3 mil a 5 mil pacientes por dia. O atendimento vai funcionar até as 22hs.
“Vamos ter UFABC e na Associação do Semasa para ampliar ainda mais o atendimento, onde o morador vai passar no atendimento e já vai pegar os medicamentos. Vai aliviar um pouco o sistema para não atrapalhar a cirurgia eletiva e as consultas de outras especialidades. Ainda vai ter os testes que em 15 minutos já recebe o resultado se está com influenza ou covid-19 e já sai com tratamento”, disse o prefeito Paulo Serra. Os testes, no entanto, serão destinados somente aos sintomáticos. “Estamos trabalhando com prescrição médica e casos sintomáticos, não dá para testar em massa porque não tem testes suficientes”, completa.