
As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis, estão com programação especial para o mês de férias. Desde 18 de janeiro, pessoas de todas as idades podem explorar as linguagens da dança, circo, música, escrita criativa, artes visuais, capoeira, teatro, foto e vídeo, de maneira livre e lúdica.
São mais de 80 atividades, todas gratuitas e sem necessidade de inscrição, distribuídas em formato online, com vídeos acessíveis pelo canal de YouTube das Fábricas de Cultura, e no formato presencial nas unidades da Zona Norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha), Sul (Capão Redondo e Jardim São Luís), e Diadema.
No dia 26 de janeiro, a partir das 14h30, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza pelo Youtube a oficina “Introdução à Técnica Vocal”. A atividade apresenta os princípios básicos da técnica vocal, como respiração, registros e ressonância a partir de jogos para exploração da voz.
Na oficina online “Refazenda – Voz e Violão” a proposta é trazer vivências musicais e poéticas em torno da canção “Refazenda“, de Gilberto Gil, com o uso de instrumentos de cordas dedilhadas, percussão corporal e canto. A atividade é organizada pela Fábrica de Cultura Jaçanã e ocorre no dia 27 de janeiro, às 16h.
No dia 31 de janeiro, às 10h, a atividade online “Construção de Stickers”, organizada pela Fábrica de Cultura Brasilândia, ensinará uma técnica de arte urbana: a criação de adesivos (stickers) de formas simples com materiais que o público pode ter em casa.
A Fábrica de Cultura Brasilândia também irá oferecer a oficina online “Construindo meu Xadrez”, realizada no dia 29 de janeiro, às 10h, que ensinará os participantes a construírem seu próprio jogo de xadrez. Outro aprendizado para a criançada estará disponível na oficina online “Construindo personagens: super-heróis e super-heroínas”, promovida pela Fábrica de Cultura Jaçanã. No dia 28 de janeiro, a partir das 14h, o público aprenderá a criar personagens e situações cênicas a partir da roteirização de alguns jogos teatrais.
Para quem quiser ir além da criação de personagens, a oficina online “História em quadrinhos com foto” pode ser a atividade ideal. Organizada pela Fábrica de Cultura Diadema, a oficina mostrará a como pensar em quadrinhos. A partir de fotos e com qualquer editor de fotografia que tenha a opção de quadros, os interessados desenvolverão uma história curta através de quadros com começo, meio e fim. A atividade é no dia 28 de janeiro, às 13h30.
O resgate da memória será o foco da oficina online “Fotografia e Memória: Passado”, realizada pela Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha no dia 26 de janeiro, às 14h30. A atividade busca estimular o autoconhecimento e a autorrepresentação através de abordagens sobre o corpo e o espaço em interação com a fotografia.
A autorrepresentação também terá espaço na Fábrica de Cultura Capão Redondo. Na oficina online “Autorretrato”, os participantes irão aprender o passo a passo de como criar um autorretrato com o uso de recursos do desenho, proporção de rosto e texturas e formatos diferentes de cabelos. A atividade acontece no dia 27 de janeiro, às 16h. Um pouco mais cedo, às 14h, a Fábrica de Cultura Capão Redondo também realizará a oficina presencial “Me Cuidando”, que ensinará exercícios de relaxamento.
Já a oficina “Malabares com sacola plástica”, promovida pela Fábrica de Cultura Diadema, passará o aprendizado de malabares utilizando sacolas plásticas, com técnicas de manipulação e lançamentos e um jogo onde ninguém vai ficar parado. O vídeo da oficina será publicado no dia 27 de janeiro, às 13h30.
A linguagem circense também terá destaque na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. No dia 27 de janeiro, às 10h, o público poderá acompanhar pelo YouTube a oficina “Circo Circuito”, que propõe desafios lúdicos com objetos de casa para que os participantes tenha a oportunidade de experimentar posturas, equipamentos e aparelhos circenses.
Com a oficina online “Ilusão de perspectiva”, que será realizada no dia 28 de janeiro às 15h pela Fábrica de Cultura Jardim São Luís, os interessados aprenderão a brincar com as perspectivas dos objetos de casa através de uma câmera.
A programação completa pode ser vista no site das Fábricas de Cultura e no portal +Cultura. Todos os visitantes dos equipamentos culturais gerenciados pela POIESIS deverão apresentar o comprovante de vacinação com as duas doses. (Decreto 60.989 da PMSP).